PUBLICIDADE

Dia do Brasil tem ouros na natação e finais em goalball e futebol de 5

6 set 2012 - 20h41
Compartilhar

A natação vem fazendo bonito ao longo dos Jogos Paralímpicos de Londres. Nesta quinta-feira, no Centro Aquático, Daniel Dias e André Brasil conquistaram ouro nos 50 m costas S5 e 100 m livre S10, respectivamente. Nos esportes coletivos, o goalball e o futebol de cinco masculinos se classificaram para as finais.

Daniel Dias já soma quatro medalhas de ouro nos Jogos Paralímpicos de Londres
Daniel Dias já soma quatro medalhas de ouro nos Jogos Paralímpicos de Londres
Foto: Getty Images

» Acompanhe o quadro de medalhas dos Jogos Paralímpicos
» De bocha a goalball, conheça os esportes da Paralimpíada
» Confira dez curiosidades sobre a Paralimpíada

Natação

Maior medalhista do Brasil nas paralimpíadas de Londres, Daniel Dias conquistou mais um ouro nesta quinta-feira. Na final dos 50 m costas S5, o nadador, que já soma quatro medalhas de ouro em Londres, levou o primeiro lugar e, de quebra, bateu o recorde mundial da prova.

Em número de ouros, Dias, que soma oito medalhas em Jogos Paralímpicos, já havia superado Clodoaldo, que tem seis conquistas.

A final dos 100 m livre S10 contou com uma dobradinha de nadadores brasileiros nas duas primeiras colocações. André Brasil venceu e quebrou o recorde paralímpico da prova, enquanto Phelipe Rodrigues ficou no segundo lugar e garantiu a medalha de prata.

Edênia Garcia, na final dos 50 m costas S4 feminino, não decepcionou e levou mais uma prata para o Brasil.

Primeiro brasileiro a disputar uma final da natação nesta quinta-feira, Ronystony Cordeiro, que competiu nos 50 m costas S4, ficou na sétima colocação.

Esportes coletivos

O clássico entre Brasil e Argentina foi recheado de emoções na semifinal desta quinta-feira. Nos pênaltis, a Seleção Brasileira masculina de futebol de cinco venceu e se classificou para a final da competição. A França será o adversário da equipe na decisão, que acontece no próximo sábado, às 11h45 (de Brasília).

A Seleção Brasileira masculina de goalball derrotou a Lituânia de virada, por 2 a 1, e se classificou para a final da modalidade. O Brasil volta à arena nesta sexta, contra a Finlândia, em busca da medalha de ouro inédita.

Eliminada nas quartas de final do vôlei sentado masculino, após derrota para a Rússia, o Brasil garantiu, nesta quinta-feira, o quinto lugar no geral. A Seleção derrotou a Grã-Bretanha por 3 sets a 0 e se despediu do torneio londrino.

A Seleção feminina também terminou a competição de vôlei sentado em quinto lugar. As brasileiras venceram a Eslovênia por 3 sets a 0 e encerraram sua participação em Londres.

Atletismo

Favorito à medalha de ouro na final dos 100 m rasos T46 por ter feito o melhor tempo das eliminatórias, o brasileiro Yohansson Nascimento não conseguiu a vitória nesta quinta-feira. Na final da modalidade, o atleta sentiu uma lesão e completou a prova mais de um minuto depois dos concorrentes.

A prova dos 100 m T44 contava com os grandes rivais Alan Fonteles e Oscar Pistorius, mas ambos ficaram de fora até do pódio.

A brasileira Viviane Soares ficou na sexta posição na final dos 100 m T13.

Bocha

Após conquistar a medalha de ouro nas duplas da bocha C4, os brasileiros Dirceu Pinto e Eliseu dos Santos voltaram a competir pelo torneio individual da modalidade e se enfrentam por uma vaga na final, nesta sexta-feira, às 13h55 (de Brasília).

Pela classe C2, Maciel Sousa Santos venceu Adam Dukovich, do Canadá, por 9 a 3, e, no jogo seguinte, empatou com o sul-coreano Jeong-Min Sohn, mas venceu no desempate.

José Carlos Chagas de Oliveira, da classe C1, não deu chances ao sul-coreano Myeong-Su Kim e venceu por 7 a 1.

O dia só não foi perfeito porque Daniele Martins foi eliminada. A brasileira acabou perdendo para o português Armando Costa, por 11 a 1, e se despediu sem brigar por medalha.

Ciclismo

Os brasileiros Soelito Gohr e João Schwindt por pouco não subiram ao pódio da prova individual do ciclismo de estrada C4-5, nesta quinta. Derrotados no "sprint" final, os paratletas do Brasil ficaram na quarta e quinta posições.

Tênis de mesa

A equipe brasileira feminina de tênis de mesa classe 6-10 perdeu para a Polônia, de Natalia Partyka, por 3 jogos a 1, e acabou eliminada da competição.

Vela

A dupla brasileira formada pelo ex-goleiro do São Paulo, Bruno Landgraf, e Elaine Cunha encerrou sua participação na classe SKUD18 da vela na 11ª e última colocação.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade