PUBLICIDADE

Rio de Janeiro espera usar Paralimpíada para "transformar cidade"

10 set 2012 - 22h57
(atualizado às 23h43)
Compartilhar
André Naddeo
Direto do Rio de Janeiro

A bandeira paralímpica desembarcou na noite desta segunda-feira no Rio de Janeiro com uma inspiração especial: mudar a cidade em 2016. Em entrevista concedida pouco depois de chegar à capital fluminense, o prefeito Eduardo Paes motivado pelo evento esportivo, quer utilizar o movimento para modificar o tratamento às pessoas especiais.

"O compromisso que eu quero sair daqui com o movimento paralímpico é que nós vamos transformar essa cidade. Tem que ser um compromisso dos cariocas em transformar essa cidade acessível e amigável com as pessoas com deficiência. Que a chegada da bandeira nos inspire nesse sentido", discursou Eduardo Paes no desembarque ao Rio de Janeiro.

"Temos muito o que aprender ainda. O legado que nós vamos deixar, além de todos os equipamentos, a questão da autoestima vai muito além, e deixa o Rio mais acessível para todos. Será o grande legado permitir que as pessoas portadoras de necessidade especial se sintam mais acessíveis", reiterou o prefeito, que teve o apoio do governador Sergio Cabral no discurso desta segunda-feira na capital carioca.

"Os Jogos tiveram seus estádios e equipamentos cheios. E além do que já foi ressaltado, tem a questão do entretenimento, do prazer em ver o evento. É bom ver o evento paralímpicos. Não tem grau de paternalismo, é o gosto das pessoas de ver uma partida de basquete ou natação paralímpico", disse Cabral, antes de valorizar a repercussão dos Jogos disputados recentemente em Londres.

"Mais do que nunca, os Jogos Paralímpicos chamaram a atenção da população brasileira e mundial. A gente em Londres pôde ver a repercussão e emoção das pessoas, com o Estádio Olímpico com 80 mil lugares lotados. E a marca que fica para todo mundo é a da superação, que com algum tipo de deficiência sabem que nem por isso devem se retrair, mas, sim, enfrentar os seus desafios e obstáculos", ressaltou Cabral.

Nuzman e Paes se confraternizaram durante a cerimônia
Nuzman e Paes se confraternizaram durante a cerimônia
Foto: Daniel Ramalho / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade