Pequim
 
Brasil
 

Jogos Paraolímpicos Beijing 2008

Quarta, 17 de setembro de 2008, 00h18 Atualizada às 01h38

China conquista última medalha de ouro do atletismo

Qi Shun ficou com a última medalha de ouro do atletismo
Qi Shun ficou com a última medalha de ouro do atletismo
Agência Xinhua

Após uma série de conquistas na Olimpíada e na Paraolimpíada, o público que se acostumou a lotar o Ninho de Pássaro comemorou, nesta quarta-feira, a última medalha de ouro da China no atletismo nos Jogos deste ano. Na maratona T12, a vitória foi de Qi Shun.

Disputada por deficientes visuais, a prova foi um bom retrato do domínio dos anfitriões na Paraolimpíada. Qi conseguiu boa vantagem sobre o segundo colocado e levantou o Ninho de Pássaro ao entrar no estádio. Ele fechou a prova em 2h30min32 e quebrou o recorde mundial.

A medalha de prata ficou com o colombiano Elkin Serna, que cruzou a linha de chegada 44 segundos após o campeão. O pódio foi completado pelo russo Ildar Pomykalov, que conquistou a medalha de bronze com o tempo de 2h33min27, bem superior ao dos dois primeiros colocados.

Os brasileiros que participaram da maratona T54 não tiveram grande desempenho. Alex Mendonça completou o percurso em 2h44min50 e obteve apenas a 17ª colocação entre os 26 participantes. Já Aurélio Santos foi um dos dois atletas que não conseguiu terminar a disputa.


Redação Terra