Pequim
 
Brasil
 

Jogos Paraolímpicos Beijing 2008

Quarta, 17 de setembro de 2008, 05h23 Atualizada às 11h18

Dirigente lamenta casos de doping nos Jogos de Pequim

  • Notícias

O presidente do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC), Philip Craven, lamentou nesta quarta-feira, os casos positivos de doping durante a realização dos Jogos Paraolímpicos de Pequim.

"É uma pena que os Jogos Paraolímpicos de Pequim não consigam evitar o abuso de doping", disse o presidente do IPC.

Durante a Paraolímpica de Pequim, o CPI descobriu três casos de doping, todos na modalidade de halterofilismo, além de um outro caso positivo sob controle do comitê paraolímpico nacional.

"A Paraolímpíada de inverno de Turim livrou-se completamente do escândalo de doping. Por isso não estamos satisfeitos com o fato de termos casos positivos em Pequim", declarou Craven, acrescentando que "continuaremos a combater os trapaceiros que aparecem nas competições".

De acordo com Craven, todos os três casos positivos foram descobertos nos testes fora da competição, sendo que o baixo número demonstrou que o programa de supervisão é efetivo em combater o abuso de doping.

"Todos os casos foram descobertos nos testes fora da Paraolimpíada. Até o momento, não se encontrou nenhum caso de doping nos testes dentro da competição", afirmou o presidente, acrescentando que "com a cooperação estreita do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim, nos aproximamos de uma Paraolimpíada sem doping".

Durante os Jogos de 6 a 17 de setembro, cerca de 1,1 mil testes dentro ou fora da competição foram realizados entre 4 mil atletas.

"Fizemos muitos esforços nos últimos quatro anos. Creio que podemos dizer que tivemos muito sucesso, mas precisamos mais", disse.


Agência Xinhua