0

Jornal lista 13 "ameaças estrangeiras" ao Canadá nos Jogos

10 fev 2010
16h51
atualizado às 18h23

O sonho do inédito título da Olimpíada de Inverno toma conta do Canadá. A dois dias da cerimônia de abertura dos Jogos de Vancouver, o jornal Vancouver Sun preparou até uma lista de atletas internacionais que prometem tornar a missão do país-sede mais difícil.

O diário destaca 13 atletas, de nove modalidades. A primeira é a americana Lindsey Vonn, a "queridinha do esqui americano", segundo o texto. O Vancouver Sun lembra dos dois títulos mundiais da musa e afirma que ela levou uma própria equipe para o Canadá (dois preparadores físicos, um técnico e seu marido Thomas, ex-membro da equipe de esqui dos EUA).

Outra ameaça apontada pelo jornal é o biatleta Ole Einar Bjorndalen, que pode se confirmar em solo canadense como o melhor da história da modalidade. O norueguês, 35 anos, já soma seis ouros olímpicos (um em 1998, quatro em 2002 e um em 2006).

Outro rival do país da Escandinávia assusta os canadenses: Petter Northug, do esqui cross-country, considerado um dos melhores do mundo na atualidade. Já no bobsled, o jornal destaca Gillian Cooke, britânica que virou hit no YouTube ao disputar uma prova com as calças caindo, mas vem obtendo excelentes resultados.

Na patinação artística, o Vancouver Sun diz que Evgeni Plushenko e Yu-Na Kim merecem atenção. O russo, ouro nos Jogos de Turim em 2006, desistiu da aposentadoria para tentar repetir a dose no Canadá. Já a sul-coreana tem apenas 19 anos e se tornou a mais jovem a atingir a marca de 200 pontos em um evento oficial, no Mundial de Los Angeles, no ano passado.

Outra ameaça vinda da Ásia é Nina Li, da China, prata no esqui estilo livre na última Olimpíada. Na mesma modalidade, também mereceu destaque Dale Begg-Smith, que nasceu em Vancouver, mas defende a Austrália.

No snowboard, o jornal descreve Gretchen Bleiler e Shaun White, ambos dos Estados Unidos. A primeira foi prata em Turim e faturou o ouro nos X Games do mês passado. Já White, uma das maiores estrelas da delegação americana, é comparado a Tony Hawk, lenda do skate em seu país.

Completam a lista de ameaças do jornal a italiana Armin Zoeggeler, que disputa no luge e se prepara para a quinta Olimpíada, e dois atletas da patinação no gelo - traçado curto: Apolo Anton Ohno, americano que tem no currículo cinco medalhas olímpicas, e Wang Meng, primeira atleta chinesa a ganhar ouro nos Jogos de Inverno, em 2006.

Confira 13 ameaças ao Canadá:

Lindsey Vonn (EUA) - esqui alpino
Ole Einar Bjorndalen (NOR) - biatlo
Petter Northug (NOR) - esqui cross-country
Gillian Cooke (GBR) - bobsled
Evgeni Plushenko (RUS) - patinação artística
Yu-Na Kim (COR) - patinação artística
Nina Li (CHN) - esqui estilo livre
Dale Begg-Smith (AUS) - esqui estilo livre
Gretchen Bleiler (EUA) - snowboard
Shaun White (EUA) - snowboard
Armin Zoeggeler (ITA) - luge
Apolo Anton Ohno (EUA) - patinação no gelo - traçado curto
Wang Meng (CHN) - patinação no gelo - traçado curto

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmitirá ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo a partir do próximo dia 12. Além disso, os usuários terão a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais estará encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comentará a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Lindsey Vonn é uma das ameaças
Lindsey Vonn é uma das ameaças
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
publicidade