PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Jornal: seguranças aplicam testes de 20 minutos para raio-X em Londres

24 jul 2012 - 12h35
(atualizado às 13h25)
Compartilhar

A G4S, empresa responsável pela segurança nos Jogos Olímpicos de Londres, permite que funcionários e estagiários fraudem o sistema de testes de raio-x que detectam bombas caseiras ou armas, segundo informações do jornal inglês The Guardian. Segundo a publicação, os estagiários que erram no momento de verificar a existência nos testes de bombas nas máquinas recebem inúmeras outras oportunidades para conseguirem detectar o problema.

» Terra transmite ao vivo 6 jogos de futebol no 1º dia da Olimpíada

» Veja e vote nas atletas que brigam para entrar na lista das mais belas

» Saiba como assistir à Olimpíada no Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Veja a agenda completa para os Jogos de Londres

De acordo com um publicação do jornal, um funcionário da G4S informou que quando fez seu teste encontrou muita facilidade, mas ainda assim muitas pessoas não passaram. Contudo, estas pessoas receberam outras inúmeras oportunidades até conseguirem obter as respostas corretas, segundo a fonte.

Segundo o jornal, os estagiários estão recebendo uma instrução de apenas 20 minutos sobre como utilizar a máquina e proceder caso algum material perigoso ou dispositivos explosivos sejam detectados.

Ao jornal, a G4S afirmou que os padrões de testes estão sendo seguidos e foram aprovados pelos organizadores da Olimpíada. Além disso, a empresa afirmou que os estagiários não devem ser impedidos de repetir os testes.

Na segunda-feira, um operador afirmou que garotas de menos de 20 anos faziam a segurança noturna em Londres ao jornal inglês The Independent. De acordo com a publicação, foram recrutadas jovens universitárias sem experiência para fazer a segurança de uma das sedes olímpicas. O jornal também afirma que um operador diz não se sentir confortável trabalhando com os funcionários da empresa, por muitos não possuírem nem o treinamento básico.

A G4S venceu uma concorrência de 300 milhões de libras (aproximadamente R$ 950 milhões) e deveria ter fornecido 10 mil seguranças para os Jogos, mas às vésperas da abertura da competição, marcada para 27 de julho, foi noticiado que a companhia deixou um rombo de 3,5 mil homens para promover a segurança. O exército teve de enviar os homens que faltaram para suprir a ausência de seguranças da empresa.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, de 25 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

G4S é a empresa responsável pela segurança dos Jogos
G4S é a empresa responsável pela segurança dos Jogos
Foto: Reuters
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade