PUBLICIDADE

Lutas Olímpicas

Brasil bate França e ganha mais um bronze no Mundial por equipes

28 out 2012 - 18h20
(atualizado às 19h30)
Compartilhar

Neste domingo, a Seleção Brasileira masculina deu o troco após perder a disputa da medalha de bronze para a França no Mundial de judô por equipes de 2011, disputado no país dos adversários. Dessa vez competindo em casa, na cidade de Salvador, os brasileiros superaram os algozes do ano passado e ficaram com o bronze, ao baterem os europeus pelo placar de 3 a 2.

É a quinta medalha seguida ganha pelo Brasil em Mundiais por equipes, a sexta do judô brasileiro em nove edições da competição, com quatro pratas e, agora, dois bronzes. No último sábado, o time feminino também conquistou um bronze, a primeira medalha entre as mulheres.

O Brasil iniciou o dia aguardando a disputa entre Rússia e Ucrânia para saber quem seria o oponente nas quartas de final. Os russos passaram e derrotaram os representantes nacionais por 3 a 2. Assim, a equipe foi à repescagem e conseguiu ganhar da Argélia por 5 a 0, conquistando o direito de disputar o bronze com a França, derrotada pelo Japão nas semifinais.

No primeiro combate, válido pela categoria até 66 kg, o brasileiro Luiz Revite superou o francês Dimitri Dragin com um yuko e abriu 1 a 0. Na sequência, Bruno Mendonça começou ganhando de Jonathan Allardon com um yuko, mas tomou um ippon do francês e o confronto ficou empatado: 1 a 1.

No terceiro compromisso da disputa pelo bronze, Vitor Penalber empatou sem pontuação com Pietri e a decisão foi para o Golden Score, quando o francês aplicou um ippon no brasileiro e virou a série para 2 a 1.

Com a Seleção em situação complicada, a responsabilidade caiu toda nos ombros de Eduardo Bettoni, que enfrentou Ludovic Gobert nos pesos médios e não decepcionou. Mesmo perdendo por um yuko, o brasileiro conseguiu um ippon nos últimos segundos e deixou tudo igual no confronto.

Na luta decisiva, Rafael Silva e Matthieu Thorel ficaram frente a frente na briga pela medalha e o francês acabou dando a vitória de graça ao Brasil depois de um ataque ilegal nas pernas, o que o fez ser excluído da luta.

Resultado: 3 a 2 para o Brasil e mais uma importante medalha de bronze conquistada pelo judô nacional, a quinta consecutiva em Mundial por equipes e a sexta no total em nove edições do torneio.

Na tarde desta segunda-feira, os judocas brasileiros medalhistas nos Jogos Olímpicos distribuíram autógrafos em um shopping de São Paulo e aproveitaram para relembrar os momentos de infância jogando videogame
Na tarde desta segunda-feira, os judocas brasileiros medalhistas nos Jogos Olímpicos distribuíram autógrafos em um shopping de São Paulo e aproveitaram para relembrar os momentos de infância jogando videogame
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade