PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Juntos desde garotos, canadenses querem repetir título júnior

26 fev 2010 - 12h48
Compartilhar

Uma coincidência marca a seleção canadense masculina de hóquei que voltou a cair nas graças da torcida após passeios contra Alemanha e Rússia em Vancouver. A juventude de ao menos sete jogadores do elenco, que conquistaram o título do Campeonato Mundial Júnior de 2005 e, contra a Eslováquia nesta sexta-feira, querem vencer para chegar à final da Olimpíada de Inverno pela equipe profissional.

Dos 23 jogadores que defendem o Canadá em Vancouver, 13 têm no máximo 25 anos de idade. Desses, sete se conhecem desde a adolescência, época em que atuavam pela versão juvenil do time: Patrice Bergeron, Ryan Getzlaf, Shea Weber, Brent Seabrook, Mike Richards, Corey Perry e o atual ídolo dos torcedores, Sydney Crosby.

"Lembro que em 2005 as pessoas falavam que podiam nos ver jogando pelo Canadá em um dia, quem sabe na Olimpíada", disse, nesse contexto, Crosby, 22 anos. Pois bem: o dia chegou e a partir das 23h30 (de Brasília) desta sexta o país define com a Eslováquia uma vaga na final olímpica.

Capitão daquela seleção juvenil que é considerada por muitos a melhor de todos os tempos, Richards, 25 anos, lembrou que o convívio de longa data entre ele e os demais jovens criou um ambiente muito bom. "Todo mundo aqui é tão próximo. Estamos juntos desde torneios sub-17, sub-18 e então sub-20, no Mundial", afirmou.

Embora disputar uma Olimpíada seja bem diferente que um torneio internacional juvenil, o título de 2005 leva os atletas a sentir menos pressão quando entram no rinque em Vancouver. "Você tem a pressão de jogar pelo Canadá e a participação em outros campeonatos definitivamente ajuda", disse Seabrook, 24 anos. "Especialmente quando se vence e se ganha confiança. Essa experiência é muito boa".

Entenda o torneio de hóquei no gelo dos Jogos de Inverno

Esporte mais popular do Canadá, país-sede da Olimpíada, o hóquei no gelo é disputado em três tempos de 20 minutos, com o relógio parando a cada interrupção da partida e 15 minutos de intervalo após o primeiro e o segundo período. As equipes se enfrentam em times de seis jogadores e tentam acertar o gol adversário com uma espécie de disco (puck).

Em Vancouver, os 12 países participantes foram divididos em três chaves de quatro. O vencedor de cada grupo avança à fase final, disputada em mata-mata. Em caso de empate após os três tempos, os times se enfrentam em prorrogação com "gol de ouro". Nova igualdade e a disputa vai para os pênaltis.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Tradução: Paulo Migliacci

Canadá - Ficha técnica
Canadá - Ficha técnica
Foto:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade