PUBLICIDADE

Lance Armstrong confessa doping em entrevista a Oprah Winfrey

14 jan 2013 - 23h14
(atualizado em 3/12/2013 às 13h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Foram anos de títulos. E foram ainda mais anos de polêmicas e negações. Depois de dizer repetidamente que nunca se dopou, Lance Armstrong enfim admitiu: ele se aproveitou de substâncias ilegais para vencer a Volta da França. Heptacampeão da mais tradicional prova de ciclismo do mundo, o americano fez a confissão em entrevista a apresentadora Oprah Winfrey, gravada nesta segunda-feira, mas que só será exibida na quinta-feira.

Lance Armstrong já tinha perdido títulos da Volta de França, mas só foi confessar doping no programa da Oprah
Lance Armstrong já tinha perdido títulos da Volta de França, mas só foi confessar doping no programa da Oprah
Foto: AP

Todos os sete títulos de Armstrong já tinham sido cassados no ano passado, depois que surgiram diversas acusações, inclusive de ex-companheiros de equipe do americano. Um relatório da Agência Anti-Doping dos Estados Unidos (USADA) chegou a afirmar que tratava-se do "mais sofisticado, profissionalizado e bem-sucedido programa de doping que o mundo já viu".

Em um primeiro momento, Armstrong negou todas acusações e tentou se defender na Justiça. Porém, quando ele resolveu se calar sobre o assunto, a União Ciclística Internacional (UCI) entendeu o gesto como uma confissão, que na verdade só veio nesta segunda.

Antes de dar entrevista a Oprah, ainda de manhã, Armstrong "driblou" diversos jornalistas que cercaram a casa para fazer uma corrida matinal. Depois, ele ligou para ex-companheiros de ciclismo e pediu desculpas. Por fim, passou na fundação Livestrong, fundada por ele para ajudar pessoas que sofrem com câncer. Lance teria feito uma declaração emocionante e visto vários funcionários chorarem, mas não admitiu o uso de doping diretamente. Ele apenas pediu perdão e prometeu restaurar a reputação da fundação.

Quando enfim se dirigiu ao local em que deu entrevista a Oprah, acompanhado de um grupo de dez amigos e conselheiros, Armstrong encontrou uma sala de hotel cheia de produtores. A conversa durou mais de duas horas, nas quais ele expressou toda a lamentação pela polêmica, falou bastante sobre a Livestrong, mas não foi questionado sobre as negações que fez durante a carreira.

As declarações específicas de Armstrong ainda não foram divulgadas pelo programa de Oprah Winfrey, mas a apresentadora escreveu rapidamente no Twitter: "apenas entrevistei Lance Armstrong por mais de duas horas e meia. Ele veio preparado", resumiu.

Fonte: AP AP - The Associated Press. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser copiado, transmitido, reformado o redistribuido.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade