PUBLICIDADE

LANCE!

Alma charrúa! Conheça o brasileiro com coração mais uruguaio do mundo

16 jun 2015 - 08h14
Compartilhar
Exibir comentários

A torcida para que o Uruguai reafirme sua hegemonia na Copa América terá o apoio de um brasileiro. Morador do Rio de Janeiro, Gustavo Linhares tem 12 anos, e é apaixonado pela Celeste desde criancinha. O que começou como admiração por um ídolo de nacionalidade uruguaia já vem rendendo um acervo e muita história para o garoto recordar.

Gustavo Linhares - torcedor do Uruguai
Gustavo Linhares - torcedor do Uruguai
Foto: Vinícius Faustini

Um álbum de figurinhas fez seu coração começar a pender para o lado uruguaio. Ao ver Loco Abreu no elenco do Uruguai para a Copa do Mundo de 2010, o botafoguense Gustavo, à época com 7 anos, decidiu "torcer para o time" do então camisa 13 do Botafogo. Depois, seria apresentado a outros ídolos (alguns também com passagem pelo Glorioso), e às primeiras doses de emoção charrúa.

- Quando a bola encobriu o Muslera no jogo contra Gana, eu fechei os olhos. Nessa hora, eu ouvi o grito de "defendeu" na TV e a imagem do Luis Suárez salvando. Roí as unhas e comemorei no pênalti perdido pelo Gyan. Mas fiquei doido mesmo quando o Loco Abreu fez gol de cavadinha, de novo - relembrou, ao LANCE!, a partida na qual Uruguai despachou os ganeses e foi às semifinais do Mundial.

Mesmo com a equipe terminando em quarto lugar naquela edição do torneio, a paixão aumentou, surpreendendo até mesmo a família. Gustavo Linhares passou a colecionar tudo o que tivesse pela frente ligado ao Uruguai.

No quarto dele, há uma escrivaninha com a bandeira do Uruguai, além de fotos e cards com imagens da seleção posada e destaques como Muslera, Godín, Cavani... Pasmem, há até uma garrafa de refrigerante com o nome de Luís Suárez, grande ídolo de Gustavo.

- Fiquei muito triste quando vi a notícia de que o Suárez não ia poder jogar a Copa América. Eu não acreditava, fui procurar o nome dele até na lista de goleiros (risos). 

O acervo predominantemente uruguaio que Gustavo Linhares guarda na casa de seu pai (Foto: Vinícius Faustini) 

Espaço para a Seleção Brasileira? Tem, mas de maneira modesta. Atual titular da equipe de Dunga, o camisa 1 do Botafogo, Jefferson, divide espaço com Seedorf (holandês que passou pelo clube) e os eternos gênios alvinegros Garrincha e Nilton Santos.

PAIXÃO RENDEU ATÉ DIA COMO COMENTARISTA

Durante a Copa do Mundo de 2014, o "coração celeste" de Gustavo Linhares roubou a cena até mesmo da chegada da delegação uruguaia ao Rio de Janeiro. Seus conhecimentos sobre o Uruguai ganharam até destaque internacional:

- Eu era o único torcedor brasileiro que estava lá. Depois que passaram o Suárez, Cavani, Lodeiro, Arévalo, eu gritei: "olha o Gargano!". Os jornalistas me viram falando o nome de cada jogador, e eu comecei a dar entrevistas. Dei entrevista para uma TV chilena, para uma emissora daqui e participei em dois programas de rádio.

Além da "fama", o garoto ainda fez sua "estreia" na rádio:

- Fui convidado para ser comentarista do jogo entre Uruguai e Colômbia. Foi muito legal, eles disseram que eu era "o garoto que comenta que nem gente grande".

O comentarista Gustavo Linhares elegeu os jogadores que mais admira na equipe convocada por Óscar Tabárez para a disputa da Copa América:

- Gosto do Cavani, do Muslera, Giménez, Lodeiro, Crístian Rodríguez...

Seu lado comentarista se trai apenas ao palpitar sobre o jogo entre Argentina e Uruguai, nesta terça-feira, às 20h30 (de Brasília) em La Serena (CHI). Gustavo até reluta para responder:

- Não queria falar sobre isso... A Argentina tem Messi, é o melhor do mundo, tem Higuaín, Tevez... Mas eu espero que seja pelo menos 1 a 1, com gol de Rolán.

Porém, Gustavo faz uma ressalva, sem pestanejar, logo em seguida:

- Mas se o Suárez estivesse em campo, ia ser 2 a 1 para o Uruguai.

A certeza é de que o "coração celeste" de Gustavo Linhares passará, mesmo à distância, terá nesta terça-feira mais uma emoção para recordar em sua história como torcedor do Uruguai.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade