PUBLICIDADE

LANCE!

Bicampeão brasileiro e mais sete duplas avançam no qualificatório do Circuito BB

7 ago 2015 - 19h11
Compartilhar
Exibir comentários

O qualificatório da etapa do Rio de Janeiro (RJ) do Circuito Banco do Brasil Nacional, a primeira da temporada 2015/2016, definiu nesta sexta-feira (07.08) os últimos classificados à competição. Foram realizadas 40 partidas na Escola de Educação Física do Exército, na Urca, com quatro times em cada naipe avançando à fase de grupos. Destaque para o bicampeão brasileiro Pedro Cunha, que retornou às areias no último mês e busca pontos importantes.

CIRCUITO BANCO DO BRASIL NACIONAL: Temporada 2015/2016 começa nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro
CIRCUITO BANCO DO BRASIL NACIONAL: Temporada 2015/2016 começa nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro
Foto: Alexandre Arruda / CBV

As partidas movimentaram o dia na Urca, com o belo visual da Baía de Guanabara ao fundo e entrada franca à torcida. A disputa pelas últimas quatro vagas no torneio masculino foi concorrida, contando com 28 times. Pedro Cunha e Allison Francioni (RJ/SC) tiveram que entrar em quadra duas vezes para conquistar a vaga. Na partida decisiva, triunfo por 2 sets a 0 (21/17, 21/15) sobre Brian/Marcos Cabral (SC/RJ), em 44 minutos.

- Como o Pedro Cunha não tem pontos, já que voltou a jogar agora, estamos subindo degrau por degrau. Faz parte do processo e é bom para ganharmos experiência, entrosamento. O segundo jogo, que valia a classificação, foi bastante disputado, mas ele me ajudou bastante com sua experiência. Estamos muito unidos. Vamos tentar dar nosso melhor na sequência do torneio, buscando evoluirmos como time - disse Allison Francioni após a classificação.

Quem também conseguiu a vaga à fase de grupos foi a dupla Richards/Ralph (MG/RJ), que venceu duas vezes nas partidas eliminatórias simples. Valendo a vaga, triunfo contra Jonas Paixão/JP (RJ) por 2 sets a 1 (21/19, 13/21, 15/13), em 50 minutos. Eduardo e Matheus Baby (RJ) tiveram que disputar uma partida a mais por conta da posição no ranking. A vaga veio após triunfo por 2 sets a 0 (21/17, 21/14) sobre Léo/Carlos Luciano (PB/RJ), em 34 minutos.

Por fim, a última vaga ficou com duas promessas do voleibol brasileiro. Pedro Henrique (PB), filho do campeão olímpico Ricardo, e Igor Borges (RJ). Eles também tiveram três duelos ao longo do dia, o último deles, que garantiu a vaga, com triunfo sobre Pezão e Dedé (MG/RJ), por 2 sets a 0 (21/7, 21/0), em 13 minutos.

No torneio feminino, 20 duplas disputavam as quatro vagas à fase principal do Nacional. E os atletas da casa se deram muito bem, começando com Roberta Glatt/Ana Carolina (RJ). As cariocas venceram duas vezes no qualificatório, eliminando na partida decisiva Alba/Aline (BA/SC) por 2 sets a 0 (21/19, 21/14), em 33 minutos de jogo.

A segunda vaga foi conquistada por Natasha e Solange (RJ/DF), que superaram Eunyce/Bárbara Ferreira (AL/RJ) por 2 sets a 0 (21/19, 21/19), em 44 minutos de partida. Haissa e Maria Clara (MS/RJ) também conseguiram a classificação com dois resultados positivos. A vitória por 2 sets a 1 (21/19, 19/21, 15/13) sobre Carol/Amanda (RJ), em 55 minutos, colocou a dupla na fase principal do torneio.

Por fim, a união da juventude com a experiência também se mostrou promissora na Urca. Campeã dos Jogos Olímpicos da Juventude de 2014, a mineira Ana Patrícia, de 17 anos, venceu junto da carioca Renata, quarta colocada nos Jogos Olímpicos de 2008, a última vaga. Elas foram o único time classificado que teve de jogar três vezes. Na decisão da vaga, triunfo por 2 sets a 0 (21/10, 21/9) sobre Thamara/Thais Belota (BA/RJ), em 26 minutos.

No masculino, os classificados pelo qualificatório se juntam a Fábio/Daniel Lazzari (CE/SC), Luccas Lima/Álvaro Andrade (SP/SE), Fábio Guerra/Léo Morais (RJ/PB), Felipe Cavazin/Zé Írio (PR/MS), Nilton/Anderson Melo (RO/RJ), Eder/Gilmário (ES/PB), Jefferson/Miguel (DF/MS) e Marcus/Vinícius (RJ/ES), garantidos pela posição no ranking de entradas.

Já no feminino, estavam classificados à fase de grupos pelo ranqueamento os seguintes times: Andrezza/Naiana (AM/CE), Érica Freitas/Amanda Maltez (MG/RJ), Andréa Teixeira/Leize (SC), Mayana/Juliana Simões (TO/PR), Flávia/Paula Hoffmann (RJ), Luiza Amélia/Thati (CE/PB), Sandressa/Fabrine (AL/BA) e Rosimeire/Beatriz (AL/RJ).

Os jogos seguem neste sábado (08.08), quando as duplas serão divididas em três grupos com quatro e jogarão dentro da chave, com os oito melhores (primeiro e segundos, além de dois terceiro colocados) avançando às quartas de final. O domingo (09.08) é reservado para partidas das semifinais, disputas de bronze e finais dos dois naipes.

Apesar de não garantir classificação direta ao Circuito Brasileiro Open, às duplas campeãs de uma etapa do Nacional fazem mais pontos (260) do que o quinto colocado de uma etapa Open (240). Com isso, a tendência é que ao longo do ano ocorram diversas trocas de posições entre duplas de ambos os circuitos, aumentando a importância das duas competições.

Após a primeira etapa, no Rio de Janeiro, o Circuito Banco do Brasil Nacional será disputado em Salvador (BA), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e Maringá (PR). As quatro etapas de 2016 ainda serão anunciadas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade