PUBLICIDADE

LANCE!

Brasil e Argentina duelam pelo ouro no handebol no Pan com estímulo extra

25 jul 2015 - 09h41
Compartilhar
Exibir comentários

– O Pan de Guadalajara (MEX) está entalado. Então, vamos entrar para sermos campeões. É um jogo de rivalidade.

A frase acima tinha sido dita pelo ponta Fábio Chiuffa, logo após a estreia da Seleção Brasileira masculina de handebol nos Jogos Pan-Americanos de Toronto (CAN), no dia 17 de julho. Ainda faltavam mais três partidas para chegar a decisão. Mas o grupo do Brasil já tinha uma coisa clara na cabeça: o desejo de enfrentar a Argentina na final para acabar com o retrospecto ruim recente. E neste sábado, a partir das 21h (horário de Brasília), os brasileiros podem realizar tal desejo.

As decisões dos últimos Pans mostram muito bem o nível da rivalidade entre Brasil e Argentina no handebol masculino. Se em Guadalajara-2011 o título ficou com os adversários, no Rio de Janeiro-2007, a taça ficou com os brasileiros. E teve até um princípio de tumulto no fim.

– (2011) Ficou um pouco engasgado, depois ainda teve um Campeonato Pan-Americano em 2012 que eles ganharam por um gol, na Argentina, e teve outro Pan ano passado, no Uruguai que o Brasil perdeu por dez gols. Vamos ver se conseguimos reverter essa situação – declarou o armador da Seleção Thiagus Petrus.

Realmente, o retrospecto diante dos argentinos nas últimas competições não tem favorecido o Brasil. Além da derrota em Guadalajara, os brasileiros ainda caíram diante da Argentina nas decisões do Campeonato Pan-Americano de 2010, 2012 e 2014. Por outro lado, saíram vencedores nas partidas decisivas nos Jogos Sul-Americanos de 2010 e 2014.

E para acabar com essa má fase diante dos hermanos, a Seleção Brasileira já sabe muito bem qual o ponto forte dos adversários: Diego Simonet, eleito o melhor jogador do Campeonato Francês, uma das principais competições do mundo.

– Ele é o diferencial deles, foi eleito na temporada o melhor central da Liga Francesa. Vai ser difícil pará-lo, mas vamos tentar, pressionar, deixar ele não respirar para ter de decidir as ações rapidamenta durante a partida – avaliou Petrus.

Em sua sétima decisão seguida nos Jogos Pan-Americanos, o Brasil busca o terceiro título. Nos dois triunfos anteriores, o adversário na final foi justamente a Argentina. Chegou o momento de acabar com o jejum e mostrar quem é o freguês.

QUEM É FREGUÊS?

Deu Brasil

A Seleção Brasileira bateu a Argentina na final dos Jogos Pan-Americanos de 2003 e 2007, e nos Jogos Sul-Americanos de 2010 e 2014.

......................

Deu Argentina

Os argentinos levaram a melhor diante dos brasileiros nas finais dos Campeonatos Pan-Americanos de 2010, 2012 e 2014, e no Pan de Guadalajara.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade