PUBLICIDADE

LANCE!

Celso Roth: o desafio do bombeiro no xadrez do Vasco

24 jun 2015 - 08h20
(atualizado às 12h51)
Compartilhar
Exibir comentários

Celso Roth chegou ao Vasco com a missão imediata clara: estancar a crise com a fuga da zona de rebaixamento. Apesar de a missão estar longe de ser a mais agradável, esta não é a primeira vez que o treinador tem que apagar o incêndio do clube em que chega. O bombeiro, porém, enxerga o desafio da vez com olhos de jogador. Acredita que, para o sucesso, é preciso pensar como no xadrez.

Celso Roth é apresentado pelo Vasco
Celso Roth é apresentado pelo Vasco
Foto: Paulo Sergio/Lancepress! / AFP

- O grande segredo do treinador que está chegando é detectar a qualidade dos jogadores e, como num jogo de xadrez, colocá-los na sua posição correta. Vamos esperar para que eu possa fazer isso. O grande segredo é olhar os jogadores quando jogam contra, mas quando trabalhamos com eles é completamente diferente. Já temos a percepção e sensibilidade desenvolvida com a expriência de fazer isso. Por isso conseguimos - explica.

Com fama de gerar resultado a curto prazo, mas não desenvolver futebol ofensivo por onde passa, Celso Roth dispensa rótulos. Porém, sabe que lidar com tantas personalidades no vestiário e no clube é um trabalho necessário. Fazer todos trabalharem com o mesmo objetivo é uma obrigação do treinador, entende o comandante vascaíno, como o líder de qualquer lugar.

- Esse negócio de ter perfil assim, perfil assado, é rótulo. Eu vejo que o treinador tem que ser administrador numa comissão multidisciplinar. Tem que saber que todas as áreas trabalham para ele fazer as melhores escolhas, para que tenhamos, assim, tudo isso aqui. O que se exigiu de todos vocês (jornalistas): disciplina, ordem, horário, comando de alguém, abertura da sala (de imprensa), esses detalhes todos. Todos caminhamos de uma forma diferente. Colocação diferente, mas o nosso objetivo é o mesmo. Vocês estão fazendo tudo de forma coordenada, e o perfil não foge disso. Tem que ter seus conhecimentos técnico e físico, e como um comandante de uma comissão técnica, o perfil é desaber, ter contrtole e administrar todas as áreas para o bem comum do Vasco - analisou.

Na última segunda-feira, Roth comandou um treino físico e conversou com os jogadores. Na última terça, orientou e falou bastante durante atividade técnica. Nesta quarta-feira, ele deve dar indícios do time que vai colocar em campo no próximo domingo, contra o Flamengo.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade