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Champions League presente em feira de Marketing no Rio de Janeiro

6 out 2015 - 17h11
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A Champions League "desembarcou" no Rio de Janeiro nesta terça-feira. Ao som do hino da principal competição entre clubes do velho continente, a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) recebeu Saam Momen, diretor de Partidas da Uefa, abrindo a "Semana de Marketing Esportivo". O representante da entidade europeia falou sobre o trabalho de marketing que envolve a principal competição do continente e o conceito operacional dos clubes no torneio.

Barcelona x Juventus - Liga dos Campeões - Neymar com taça
Barcelona x Juventus - Liga dos Campeões - Neymar com taça
Foto: Olivier Morin / AFP

Momen fez um breve resumo da história da UCL para abrir o evento. Ele lembrou que Partizan Belgrado (SER) e Sporting (POR) disputaram a primeira partida do certame, sendo assistidos por 30 mil pessoas, em 1955. Foram 35 anos de "glória e estabilidade" até o surgimento da chamada "taça de orelhas". O nome "Champions League" veio a partir de 1991, substituindo "Copa dos Campeões". No mesmo ano, a Uefa tornou-se detentora dos direitos de transmissão, repassando para a emissoras de TV, algo que transformou os números da receita da Liga, saltando de 10 milhões de dólares para 70 milhões de dólares. Atualmente, a UCL tem uma audiência (167 milhões) que rivaliza ano a ano com o Super Bowl no topo do ranking neste quesito.

A recente troca nos direitos de transmissão no Brasil foi tema levantado pela plateia. Momen indicou que ainda não é possível analisar possíveis impactos nestes números, mas revelou uma curiosidade a respeito do país da última Copa do Mundo da Fifa.

- Ainda está muito cedo para falarmos de impacto de audiência. O Brasil é um mercado muito importância para a Uefa, é o terceiro país do mundo que mais acessa o site da Uefa, mais do que a Espanha, por exemplo - contou.

Os duelos que decidem o futuro do cobiçado troféu nem sempre reúnem gigantes do futebol europeu. Em 2005, por exemplo, Porto (POR) e Monaco (FRA) disputaram a final. No entanto, para os organizadores, isso em nada tira o sono da entidade.

- Impacto zero, porque a Uefa sempre vende tudo em ciclos de três anos. Ou seja, quem chega ou deixa de chegar na final é completamente indiferente - apontou.

O evento, que vai até sexta-feira, é realizado pela Atlética ESPM Rio (núcleo esportivo da ESPM Rio) em parceria com o Instituto IAJ.

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