PUBLICIDADE

LANCE!

Ciclista australiano recebe medalha olímpica 11 anos depois

1 set 2015 - 18h14
(atualizado às 18h55)
Compartilhar
Exibir comentários

Depois de 11 anos de competir na prova de contrarrelógio na Olimpíada de Atenas, em 2004, o ciclista australiano Michael Rogers recebeu a medalha de bronze obtida muito depois. Na ocasião, Rogers terminou a prova em quarto lugar. Ele herdaria o terceiro lugar em 2012, quando o campeão, o americano Tyler Hamilton, teve seu título cassado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), por envolvimento com doping.

Michael Rogers recebe a medalha de bronze da Olimpíada de Atenas-2004 na sede do COI
Michael Rogers recebe a medalha de bronze da Olimpíada de Atenas-2004 na sede do COI
Foto: COI / Arnaud Meylan

O australiano recebeu a láurea nesta terça-feira em uma cerimônia na sede do COI, em Lausanne, na Suíça. John Coates, vice da entidade e presidente do Comitê Olímpico Australiano, foi o responsável por presentear Rogers. Thomas Bach, presidente do COI, e Brian Cookson, mandatário na União Ciclística Internacional (UCI), também estiveram presentes.

- È uma honra. Quando eu falo sobre aquele dia 11 anos atrás em Atenas, minha primeira reação é sorrir. Esta medalha de bronze me dá uma grande satisfação, e acrescenta algo tangível para as minhas memórias - falou Rogers.

A ação do COI teve como base a Agenda 2020, série de determinações que tentam dar uma nova cara ao movimento olímpico. Uma das recomendações é justamente honrar atletas limpos que tenham herdado medalhas olímpicas após outros atletas serem pegos no doping.

Após Hamilton ter seu título cassado, o novo vencedor da prova é o russo Vyacheslav Ekimov.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade