2 eventos ao vivo

Circuito BB Sub-23: Rio recebe a quarta etapa da temporada

3 ago 2015
16h26
  • separator
  • 0
  • comentários

O belo visual da Escola de Educação Física do Exército, na Urca, zona Sul do Rio de Janeiro, já se tornou um dos pontos mais tradicionais do vôlei de praia brasileiro. Já foram realizadas nesta temporada etapas dos Circuitos Banco do Brasil Sub-19 e Sub-21, além do Nacional. Agora é a vez do cenário da Baia de Guanabara ser palco da quarta etapa do Circuito BB Sub-23, que ocorre de terça a quinta-feira.

O torneio terá entrada franca à torcida e a presença de grandes promessas do esporte. A etapa carioca contará com cinco campeões mundiais Sub-19 (Arthur Lanci, George, Andressa e Tainá) e duas campeãs dos Jogos Olímpicos da Juventude (Duda , que também é bicampeã mundial Sub-19, e Ana Patrícia).

Os filhos de dois campeões olímpicos também tentarão fazer bonito na Urca (RJ). Pedro Henrique (PB) é filho do baiano Ricardo, ouro em Atenas (2004), enquanto Matheus ‘Cabelo’ é filho do curitibano Emanuel, parceiro de Ricardo no título.

Além do campeão de cada uma das seis etapas, o Circuito Banco do Brasil Sub-23 conta com um ranking geral de duplas, que soma os pontos de cada uma das paradas e define o campeão geral. Atualmente, no feminino, quem lidera é o time formado por Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), com 1.120 pontos. No masculino, Vinícius e Matheus Baby estão em primeiro, também com 1.120 pontos.

Sistema de disputa

O torneio começa na terça-feira, a partir das 8h, com a disputa do qualificatório. Nele, 21 duplas masculinas e nove femininas jogam em partidas eliminatórias diretas. Os quatro vencedores finais (em cada gênero) avançam à fase de grupos e se juntam aos oito times já classificados pela posição no ranking de entradas. As 12 duplas finais são divididas em três grupos de quatro e duelam pela primeira fase, no segundo dia de competições .

Avançam os primeiros e segundos colocados de cada grupo, além dos dois melhores terceiros colocados. Ainda no segundo dia dos torneios ocorre a disputa das quartas de final. O terceiro e último dia (quinta-feira) tem a disputa das semifinais, bronze e finais dos dois gêneros.

Os quatro classificados no qualificatório se juntam aos times já garantidos pelo ranking, que são: Vinícius/Matheus Baby, Eduardo Davi/Arthur Lanci, Matheus Maia/Jonas, Léo Morais/George, Gabriel Gouveia/Igor Borges, Pedro/Antônio Carlos, Vitor Micael/Lucas e Salvino/Sheldon.

No feminino já estão garantidas na fase de grupos as duplas Ana Patrícia/Rebecca , Andressa/Paula Hoffmann, Duda/Tainá, Victoria/Ana Carolina, Paola/Sofia, Beatriz/Amanda, Thamara/Maria Clara e Roberta Glat/Ana Carolina.

As duplas campeãs de cada etapa somam 400 pontos no ranking que define os campeões da temporada, além de uma premiação de R$ 3,7 mil, em ambos os naipes.

O Circuito BB Sub-23 é formado por seis etapas disputadas em seis estados diferentes do Brasil. Após ter passado por Chapecó, Campo Grande, Vitória e, agora, Rio de Janeiro, a competição seguirá para Salvador, de 8 a 10 de setembro. A sexta e última etapa acontece em Brasília, de 13 a 15 de outubro.

Na primeira etapa, títulos para Andressa/Paula Hoffmann e Arthur Lanci/Eduardo Davi. Na segunda parada do Circuito, Duda/Tainá (SE) e Matheus Maia/Jonas foram os campeões, enquanto a etapa seguinte teve como vencedores Vinícius/Matheus Baby (RJ) e Ana Patrícia/Rebecca.

O torneio foi criado no final de 2011, visando dar mais um passo a favor do fortalecimento das categorias de base do Vôlei de Praia brasileiro, promovendo uma integração ao profissional.

Lance!
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade