PUBLICIDADE

LANCE!

Com até oito horas de tratamento, Fagner 'ganha' 10 dias de recuperação

9 out 2015 - 06h14
Compartilhar
Exibir comentários

Fagner se machucou há dez dias e o prazo inicial para a recuperação de sua lesão no músculo posterior da coxa direita era de um mês. No entanto, o lateral-direito do Corinthians surpreendeu a todos e, antecipando em mais de uma semana o cronograma estabelecido para seu tratamento, já está trabalhando com bola em campo.

Assim, cresce o otimismo alvinegro para ter o camisa 23 na próxima partida, diante do Goiás, quinta-feira, na Arena Corinthians.

No entanto, o fisioterapeuta do Timão, Bruno Mazziotti, trata o assunto com cautela e explica que a presença do lateral no próximo confronto ainda não é garantida.

– A gente reavalia o atleta diariamente. Estar treinando em campo não significa que ele esteja liberado para jogar. A gente não espera que isso seja uma evolução por completo. Mas, como ele vem evoluindo de uma maneira satisfatória, vamos mudando carga e o volume de trabalho – explicou, ao LANCE!.

Os próximos dias serão determinantes para saber se Fagner poderá atuar. Ele fará exames de imagem, testes com e sem bola e será reavaliado pelos profissionais do departamento médico do Timão.

Se confirmado o retorno dele, a notícia será comemorada pela Fiel e pelo técnico Tite. E não só por conta do bom momento que o camisa 23 vivia antes da lesão, mas também porque Edílson, substituto dele, não vem brilhando. Embora tenha participado de gols nos últimos duelos, contra Figueirense e Ponte Preta, o ala cometeu erros defensivos nas últimas ocasiões em que teve chance.

Edílson chegou a fazer treinamentos específicos para marcação, mas pecou nos dois gols da Macaca no último domingo. Antes, já havia falhado na defesa em outros jogos, inclusive quando improvisado na ala esquerda, contra o Internacional.

Para jogar, Fagner faz tratamento em dois períodos, chega a passar oito horas no CT Joaquim Grava e segue uma cartilha de orientações do clube quando está em casa. Mesmo assim, seu retorno ainda é mistério:

– Pode ser que em alguns dias ele nem treine no campo. É preciso recuperar a lesão e readquirir condicionamento físico. O resultado nos próximos dias definirá – diz Mazziotti.

Fagner treinou em campo na última quinta (Foto: Daniel Augusto Jr)

Com a palavra: Bruno Mazziotti, fisioterapeuta do Corinthians, ao LANCE!:

"O prognóstico de retorno do Fagner estipulado logo que ele teve a lesão constatada estava correto. O tratamento para esse tipo de lesão costuma durar quatro semanas mesmo. Mas ele apresentou uma evolução muito satisfatória. Ele está se tratando há dez dias, mas já está num estágio que era para estar em três semanas. Mesmo assim, é cedo para saber se ele poderá jogar quinta-feira ou domingo.

Vamos trabalhando em duas frentes para que ele vá ganhando condicionamento físico a medida em que o tecido vai cicatrizando no local da lesão. Se esperarmos ele se recuperar para iniciar esse processo, perderemos tempo. Por isso, é uma linha tênue. Se vamos mais para um lado, colocamos em risco a recuperação dele. Se vamos mais para outro, ele pode render fisicamente menos que o ideal.

Dia a dia vamos obtendo respostas da recuperação dele.

A recuperação do Fagner tem a ver com a abordagem no tratamento. O departamento médico do Corinthians está sempre trabalhando para eliminar consequências de lesões. À medida que elas acontecem, temos que recuperar rapidamente, eliminando a má cicatrização e a dor que incomoda. Quanto mais detalhes controlamos, menor a chance de acontecer algo a partir da lesão estabelecida. Tentamos também minimizar o surgimento de lesões, trabalhamos com prevenção o tempo inteiro.  

Contudo, logicamente que a individualidade biológica pode interferir, a idade do jogador, se ele já teve outras lesões no local, a característica do músculo..."

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade