PUBLICIDADE

LANCE!

Com trechos de percurso olímpico, trejeto do Tour do Rio terá novidades

18 ago 2015 - 16h59
Compartilhar
Exibir comentários

O Tour do Rio 2015, que acontece de 26 a 30 de agosto, será ainda mais especial por conter trechos do percurso olímpico da prova de ciclismo de estrada no trajeto inicial da primeira etapa, que tem largada na Praia da Barra da Tijuca. Além disso, os ciclistas, que fazem uma velocidade média de 45 a 50 km/h no plano e chegam a atingir 105 km/h em descidas, terão um desafio a mais neste ano. O trajeto tem novidades, com estradas desconhecidas e até mesmo uma passagem, pela primeira vez, por Minas Gerais.

Tour do Rio
Tour do Rio
Foto: Divulgação

- Nesse ano temos mudanças no trajeto. É fundamental trazer coisas novas. O Tour de France, por exemplo, tem novidades todos os anos. Pela primeira vez o Tour do Rio vai entrar em Minas Gerais. Serão 80 quilômetros em solo mineiro, passando pelos municípios de Rio Preto e Juiz de Fora – anuncia Maria Luisa Jucá, presidente do Instituto Faça e diretora geral da Conexão Marketing, agência organizadora do Tour do Rio.

As mudanças podem ter efeito decisivo na briga pelo título do Tour do Rio 2015. Com inclinações acentuadas, as etapas entre Valença e Rio das Flores e Valença e Teresópolis serão importantíssimas. É na Serra que a competição pode ser definida.

- A etapa entre Angra e Valença é a mais longa, com 175 quilômetros, deixando o litoral e subindo em direção à Serra de Lídice, com um aclive bem acentuado, mas as etapas entre Valença e Rio das Flores e Valença e Teresópolis são muito fortes, com subidas bem inclinadas. O trecho Valença-Teresópolis pode definir o Tour do Rio deste ano – analisa Rita Almeida, diretora esportiva da prova.

Um dos destaques do Tour do Rio é o paulista radicado em Maringá Rafael Andriato. Duas vezes eleito o melhor ciclista de estrada do país pelo Prêmio Brasil Olímpico, Rafael já disputou duas edições de Jogos Pan-Americanos. Representando atualmente a equipe italiana Southeast Pro Cylcling Team, Rafael é o recordista de vitórias em etapas do Tour do Rio, com cinco triunfos no total.

- O Tour do Rio é a competição mais importante do Brasil e uma das melhores da América do Sul. Vi uma evolução muito grande na organização do evento, com ótima logística, percurso em boas estradas, com equipes nacionais e internacionais de alto nível, e com a linda paisagem característica do Rio de Janeiro. Este ano várias equipes continentais e profissionais, principalmente da Itália, mostraram-se interessadas em participar da prova.

Aos 27 anos, Rafael vai para sua quinta participação no evento, empolgado com as mudanças no percurso.

- Será um desafio ainda maior para todos os ciclistas. Quase sempre a classificação geral era definida na primeira etapa e na etapa da serra de Teresópolis, mas este ano teremos mais uma etapa bastante difícil, no trecho entre Valença e Rio das Flores. O futuro vencedor do Tour do Rio precisará ter uma ótima regularidade.

Atual bicampeão, o espanhol Óscar Sevilla, que compete pela equipe colombiana EPM-UNE, também está confirmado na edição deste ano.

- Minha expectativa é tentar ganhar pela terceira vez o Tour do Rio, que é uma prova muito importante a nível mundial, com boa organização e muita repercussão pelo mundo. A mudança no trajeto é interessante para conhecermos novas estradas e cidades.

Vencedor de todas as etapas na categoria sub-23 no Tour do Rio de 2013, o sul-matogrossense João Marcelo Gaspar é outra atração. Aos 23 anos e competindo agora na categoria Elite, João Marcelo está empolgado com as novidades no trajeto da edição deste ano.

- É bom dar uma mudada, e o percurso parece mais seletivo. O trecho até Rio das Flores tem mais montanha, será uma etapa dura e que pode ser decisiva para a definição do campeão. O nível do Tour do Rio é muito elevado, com várias equipes de fora. Esse intercâmbio é muito importante – diz João Marcelo.

PERCURSO 2015:

1ª etapa: Rio de Janeiro - Angra dos Reis (Rio de Janeiro, Seropédica, Itaguaí, Mangaratiba e Angra dos Reis - 158km)

2ª etapa: Angra dos Reis - Valença (Angra dos Reis, Piraí, Barra do Piraí e Valença - 175km)

3ª etapa: Valença – Rio das Flores (Valença, Rio Preto-MG, Juiz de Fora-MG, Matias Barbosa, Simão Pereira, Levy Gasperian e Rio das Flores - 166km)

4ª etapa: Valença - Teresópolis  (Valença, Paraíba do Sul, Três Rios, Areal, Petrópolis e Teresópolis - 153km)

5ª etapa: Teresópolis - Rio de Janeiro (Teresópolis, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, Itaboraí, Tanguá, São Gonçalo, Niterói e Rio de Janeiro - 145km)

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade