PUBLICIDADE

LANCE!

Coordenador da campanha de Zico à Fifa diz que ex-craque vai para eleição com muito apoio nos bastidores

19 out 2015 - 06h15
Compartilhar
Exibir comentários

Com o sonho de assumir a presidência da Fifa, Zico tem usado fortemente as redes sociais para espalhar seus ideais e buscado apoio nos bastidores para garantir a sua candidatura. O Galinho ainda é pré-candidato, pois ainda precisa de cinco cartas de federações de países (existem 209) para virar oficialmente um dos aspirantes ao cargo. Porém, não faltará apoio ao ex-craque, é o que garante o coordenador da campanha de Zico, Rafael Oliveira. Em entrevista exclusiva ao LANCE!, Rafael afirmou que o ídolo conseguirá o suporte que precisa das federações. Por regulamento da Fifa, o prazo final para isso é daqui a uma semana, em 26 de outubro.

Rafael Oliveira trabalhou nas campanhas de José Serra (PSDB) a governador de São Paulo em 2010 e Aécio Neves (PSDB) a presidente em 2014 - nesta última, inovou com o uso de WhatsApp e tuitaços. Especialista em redes sociais, ele usa a internet como um diferencial para Zico. Na página do Galinho no Facebook, torcedores debatem sobre os rumos da Fifa e o futuro do futebol, enquanto profissionais do esporte encorpam a campanha do ídolo com mensagens de incentivo. Assim, está montado um sólido cenário para a candidatura conquistar cada vez mais gente ao redor do mundo.

LANCE!: Quais jogadores ou ex-jogadores vão apoiar o Zico e quais serão usados em materiais de campanha, dando apoio ao Galinho?

Rafael Oliveira: São muitas adesões, a lista só cresce. Podemos destacar alguns como o Leonardo, Roberto Carlos, Junior, Leandro, Mozer, Nelinho, Falcão (futsal), Andrade, Tita, Ronaldo Angelim, Muricy Ramalho e Alex. (Nota da redação: Pelé anunciou apoio a Zico nesta sexta-feira, um dia depois da realização desta entrevista)

Há alguma federação que esteja inclinada a apoiar Zico?

As incertezas do calendário da Fifa estão atrapalhando as conversas, mas fomos procurados por muitas federações e teremos bastante apoio. Existem algumas (conversas) que estão em andamento, mas ainda, em respeito as instituições, não podemos divulgar.

CONFIRA GALERIA ESPECIAL E A SEQUÊNCIA DA ENTREVISTA ABAIXO

Instituições brasileiras também darão apoio para a campanha?

A princípio, o Sindicato dos Atletas e o dos Treinadores já manifestaram apoio à candidatura do Zico e devem enviar ofícios para CBF confirmando isto.

Qual será a postura da campanha do Zico com relação às figuras de Blatter e Platini? Serão citados e criticados nas páginas?

Não temos essas figuras como nosso foco. E existe sim uma vontade genuína e necessária de mudança na maneira como a Fifa é gerida.

Além do Facebook, a candidatura do Zico é divulgada em quais redes sociais?

Temos o nosso site (zicofifa.com), além de páginas no Twitter (@ZicoFIFA) e Instagram (@zicofifa).

Quantas vezes o Zico se pronunciará nessas redes sociais até a eleição?

Não há uma agenda definida. O Zico trabalha na Índia, honrando o contrato dele com o Goa, e sempre que for necessário e oportuno ele fará pronunciamentos e ações.

Além de postagens em português e inglês, alguma outra língua será usada?

Estamos construindo uma base de tradutores para outras línguas e em breve vamos compartilhar o nosso material em diversos idiomas.

Quantas postagens são feitas por dia nas páginas da candidatura?

Não há uma regra, isso é muito orgânico. Vai muito em função das notícias e das declarações públicas de apoio.

O Zico está sempre de olho nos comentários feitos pelos fãs no Facebook da campanha?

Sim! O Zico acompanha muito os comentários feitos pelos amigos e fãs, e sempre que pode ele troca mensagens com os seus apoiadores.

O que o futebol brasileiro tem a ganhar se Zico for presidente da Fifa?

Não só o futebol brasileiro, mas o futebol como um todo verá uma Fifa muito melhor, mais transparente e democrática. Planejamos uma gestão que pensará o futebol de maneira globalizada, que respeite e interaja com as diferentes realidades. Queremos estruturar, fomentar e democratizar o futebol.

E MAIS:

> Pelé exalta o Galinho ao anunciar apoio: 'Um homem muito bom. Um candidato forte'

> Zico, sobre afastamento de dirigentes da Fifa: 'Hora de uma mudança estrutural'

> Ex-craque lembra de sua história em artes que promoverão sua candidatura

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade