PUBLICIDADE

LANCE!

Coutinho na mira do Barça: Veja como ele se encaixa no time catalão

5 out 2015 - 16h48
Compartilhar
Exibir comentários

Philippe Coutinho é um dos nomes mais comentados na Espanha para defender o Barcelona a partir de janeiro, quando termina a punição da Fifa ao clube. O brasileiro foi capa do jornal "Sport" desta segunda-feira como um dos nomes na mesa da diretoria catalã, que estaria disposta a pagar 30 milhões de euros (R$ 132 milhões). Não é para menos. No Liverpool desde a temporada 2012/2013, ele vendo sendo um dos destaques dos Reds e é titular absoluto. Na Inglaterra, já disputou 112 jogos, com 17 gols.

Philippe Coutinho comemora após marcar pelo Liverpool contra o Blackburn em abril de 2015
Philippe Coutinho comemora após marcar pelo Liverpool contra o Blackburn em abril de 2015
Foto: AFP PHOTO / PAUL ELLIS

O meia era um dos pilares do esquema do técnico Brendan Rodgers e o principal homem de ligação entre o meio de campo e o ataque, sendo escolhido o melhor jogador do Liverpool na última temporada. No entanto, o comandante foi demitido neste domingo após o empate em 1 a 1 com o Everton, no Goodison Park. Jürgen Klopp é apontado como o favorito para assumir o time, mas Carlo Ancelotti corre por fora. É difícil imaginar que qualquer treinador que venha a assumir os Reds não aproveite o brasileiro entre 11.

A importância do jogador aumentou ainda mais nesta temporada, após a saída do craque Gerrard para o Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos. Se ele dividia as funções com o ex-camisa 8, agora a responsabilidade recai quase que exclusivamente em Coutinho.

O Liverpool não vive uma boa fase desde a saída de Luis Suárez, no fim da temporada 2013/2014, também para o Barcelona. O ataque tinha o Pistoleiro e Sturridge - a promessa Raheem Sterling também atuava com frequência -, com Coutinho fazendo a ligação. O ataque funcionou, marcando 101 gols, e os Reds bateram na trave, ficando com o vice-campeonato da Premier League, dois pontos atrás do Manchester City.

Suárez poderá ter Coutinho como companheiro novamente (Foto: Liverpool)

A saída do atacante uruguaio desmontou o Liverpool, que não se acertou e ficou fora da Liga dos Campeões desta temporada, fazendo uma campanha aquém das suas tradições. Mas Coutinho firmou-se como um dos grandes jogadores do elenco. Foram 52 partidas e oito gols no último ano, melhor da carreira do brasileiro.

Coutinho diz que está 100% focado no Liverpool, mas Neymar, craque do Barcelona e seu companheiro na Seleção Brasileira, tenta levá-lo para a Espanha. O meia dos Reds, no entanto, rechaça essa possibilidade. Por enquanto.

Neymar tenta levar Philippe Coutinho para o Barcelona (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

- Estou totalmente focado no Liverpool. Eu ouvi o que Neymar disse, mas eu quero ficar e jogar bem no Liverpool. Estou feliz aqui e espero que esta temporada corra bem para nós. Claro que é uma coisa boa o que Neymar disse. Todo mundo sabe que ele é meu amigo, mas eu estou aqui e focado no Liverpool para ajudá-lo a fazer coisas boas em campo.

SEGUNDA PASSAGEM POR BARCELONA

Ao sair do Vasco, Philippe Coutinho foi jovem para a Inter de Milão. O clube italiano emprestou-o por seis meses ao Espanyol, para ganhar maturidade. Os espanhóis ficaram encantados com o brasileiro. Foi o despertar do Barcelona no futebol do camisa 10 do Liverpool.

- Coutinho tem o estilo de jogador do Barça. Se tem um atleta no mercado que claramente tem o DNA do Barcelona é Coutinho. Ainda muito jovem, desembarcou no Espanyol já colocado praticamente como titular pelo então técnico Pochettino. Certamente os torcedores do clube desfrutaram e muito de sua curta passagem. Tanto o treinador como um diretor do Espanyol eram claros: 'Virá a ser um dos melhores jogadores do mundo' - comentou Toni Frieros, jornalista do "Sport".

Coutinho foi escolhido o melhor do Liverpool na temporada passada (AFP PHOTO / OLI SCARFF)

No Barcelona, Coutinho teria que disputar posição com Iniesta e Arda Turan, contratado junto ao Atlético de Madrid, mas que ainda não estreou pelo clube devido à punição imposta pela Fifa. O meia poderia atuar também como o sucessor imediato do trio ofensivo, composto por Messi, Neymar e Suárez. Neste caso, ele jogaria pelos lados de campo, aliando velocidade e habilidade.

- Foi o melhor jogador do Liverpool na temporada passada. Agora, seu nome está na mesa do Barcelona. Se o contratarem, não estarão errados. Porque colocar a genialidade de Coutinho ao lado de craques como Messi e Neymar será um acerto e o espetáculo estará assegurado. O jovem que se fez craque em Barcelona quer voltar para triunfar - completou o jornalista.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade