PUBLICIDADE

LANCE!

Diurético encontrado em exame de Fred já foi usado por outros boleiros

27 jul 2015 - 16h11
Compartilhar
Exibir comentários

A hidroclorotiazida, substância encontrada no primeiro exame realizado durante a Copa América na urina do volante Fred, volante da Seleção Brasileira, é uma dos integrantes da "lista negra" da Agência Mundial Antidoping (Wada, sigla em inglês) por causa da "maquiagem" que pode fazer nas amostras dos atletas.

Fred, volante da Seleção Brasileira e do Shakhtar
Fred, volante da Seleção Brasileira e do Shakhtar
Foto: Rafael Ribeiro / CBF

A substância não gera aumento de performance física, mas, em geral, é usada para mascaramento, com a finalidade de esconder e acelerar a eliminação de outras substâncias proibidas.

Há diversos casos no esporte de nomes que foram flagrados pelo uso de hidroclorotiazida. No futebol, os meias Deco e Carlos Alberto, além do lateral André Santos e do goleiro Felipe, ex-Santos.

No UFC, o lutador Ronny Jason também usou a substância. Só que, no caso das lutas, a hidroclorotiazida é usada porque ajuda na perda de peso de forma rápida.

A contraprova de Fred será feita nesta terça-feira. Se o resultado analítico adverso for confirmado, o caso será encaminhado ao Tribunal Disciplinar da Conmebol.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade