PUBLICIDADE

LANCE!

Especial Clubes Olímpicos: Sede Náutica e Calabouço do Vasco podem ser utilizados

4 set 2015 - 09h11
Compartilhar
Exibir comentários

O último capítulo da série "Especial Clubes Olímpicos" mostra as negociações do Vasco com comitês olímpicos para ceder algumas das sedes durante os Jogos 2016. O Cruz-Maltino já recebeu a visita de algumas delegações – todas mantidas em sigilo – para a utilização da sede náutica da Lagoa e do Calabouço, ambas na zona sul do Rio de Janeiro. As conversas ainda são embrionários e não há, sequer, previsão de valor de lucro.

Sede Náutica do Vasco
Sede Náutica do Vasco
Foto: Arquivo Lance!

A ideia é utilizar sede náutica da Lagoa por atletas de remo de alguma delegação durante as Olimpíadas. Já o Calabouço, que possui uma piscina reformada há pouco tempo, poderia ser usado por competidores de natação, nado sincronizado ou polo aquático, além de alguns trabalhos regenerativos de determinado país nas Olimpíadas.

Segundo o LANCE! apurou, uma das delegações ofereceu realizar algumas obras na sede náutica da Lagoa em troca desta utilização no período das Olimpíadas. Inicialmente, os dirigentes viram com bons olhos, pois já havia uma ideia de reformar esta sede, principalmente na parte inferior, onde ficam os barcos dos atletas. Já no Calabouço não foi discutida a possibilidade de reformas, mas um dos países sugeriu locação por 25 dias.

Por ora, as negociações ainda são muito embrionárias. Houve apenas algumas conversas iniciais com quatro países, mas no momento todas elas estão estagnadas. Tanto é que ainda não foi falado de valor. As tratativas nem chegaram ao presidente Eurico Miranda.

A tendência é que nos próximos meses as negociações avancem e haja algum desfecho favorável. Pelo menos é o que pensam algumas correntes do clube, que estão otimistas com essa possibilidade.

SÃO JANUÁRIO PRESERVADO

Maior patrimônio do Vasco, o Estádio de São Januário não será cedido para os comitês olímpicos. A ideia partiu do próprio clube, que prefere ter o local para treinamentos e jogos no período dos Jogos. Assim, o Cruz-Maltino é o único clube grande a poder utilizar seu campo de jogo, enquanto os rivais se movimentam após disponibilizarem seus espaços.

Apesar de não arrecadar como poderia, continuar jogando em casa poderá ser uma vantagem esportiva para a equipe da Colina, visto que o Campeonato Brasileiro não será paralisado durante as Olimpíadas.

A ideia contrasta com o que a diretoria vascaína (de gestões diferentes) adotou em outras oportunidades. Para a Copa do Mundo, no ano passado, e para a Copa das Confederações, em 2013, o estádio foi utilizado por seleções, que treinaram e disputaram até amistosos na Colina Histórica.

No último mês de maio, às vésperas da final do Campeonato Carioca, o estádio foi alugado para um culto religioso. O evento causou polêmica à época, porque, perto de uma partida importante, o Cruz-Maltino precisou treinar fora de casa porque o campo não estaria disponível.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade