PUBLICIDADE

LANCE!

Com nova filosofia, Corinthians terá estreias em amistoso

21 jul 2015 - 11h24
(atualizado às 12h01)
Compartilhar
Exibir comentários

O Corinthians vai preservar os titulares no amistoso contra o ABC, na noite desta quarta, no Frasqueirão, mas enxerga o duelo de forma especial. Além dos reservas, diversas revelações das categorias de base terão a chance de atuar e fazer a estreia pelo profissional. Será algo raro para clube e treinador, criticados pela falta de espaço aos jovens nas últimas temporadas.

A principal expectativa é em cima do meia Matheus Pereira, o Pirulão, de apenas 17 anos. O garoto foi promovido no início do ano e chegou a participar da pré-temporada nos Estados Unidos. Sem espaço, voltou para a base e disputou alguns torneios. O último foi o Mundial Sub-17, na Espanha, em que foi eleito o melhor jogador e grande destaque do título. O Timão tem apenas 5% dos direitos econômicos e sofre pressão do empresário Fernando Garcia, detentor da maior parte, que tenta colocá-lo em clubes europeus desde 2014.

Se Tite não optar por começar o jogo festivo com Medoza e Rildo, ele será titular. Senão, certamente ganhará chance na etapa final.

Um jogador garantido como titular é o volante Marciel. Ele, no entanto, atuará improvisado na lateral esquerda, função que realizou quando era da base do Grêmio. No elenco, a posição é a mais concorrida, já que conta com os medalhões Ralf, Elias e Cristian, além de Bruno Henrique. O lateral-esquerdo reserva, Guilherme Arana, que também veio da base, está em fase final de recuperação de uma lesão muscular na coxa direita.

Na primeira parte do amistoso, em comemoração aos 100 anos do clube portiguar, Tite vai priorizar a utilização de reservas que são “caras mais conhecidas”, como os experientes Edu Dracena, Ralf e Danilo, o meia Rodriguinho, que é natural de Natal e querido pelo público local, os atacantes Mendoza e Romero, que vêm sendo usados durante os jogos... Já a segunda parte deve ser um festival de estreias das promessas. A ideia é utilizar dois times inteiros.

Desde que o meia Matheus Cassini foi vendido ao Palermo (ITA), sem nem sequer ter estreado pelo profissional, a diretoria aumentou a pressão à comissão técnica para que os garotos tivessem mais espaço. O primeiro passo foi promover um encontro técnico no CT Joaquim Grava entre todos departamentos.

Após implementar a nova filosofia, o Timão subiu o meia Matheus Vargas, acertou o retorno do também meia Gustavo Viera, que foi direto para o elenco profissional e, por fim, promoveu o atacante Gabriel Vasconcelos, uma vez que não houve sucesso nas negociações para a contratação de um camisa 9.

Além dos que já estão promovidos, outros dois garotos, ainda mais jovens, deverão ter uma chance no duelo. O lateral-direito Samuel e o atacante Léo Jabá, ambos da equipe sub-17, serão relacionados. Nesta segunda, eles treinaram com o profissional. Ambos fizeram parte, ao lado de Matheus Pereira, da campanha vitoriosa no Mundial da Espanha. No último sábado, atuaram na vitória por 3 a 0 sobre o Fluminense, pela Taça BH, e nesta terça serão desfalques no duelo pelas oitavas de final da categoria, diante do Internacional, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG).

- GAROTOS DA BASE NO PROFISSIONAL NOS ÚLTIMOS ANOS

2014

No Paulistão, Mano chegou a promover Guilherme Arana (1 jogo) e Zé Paulo (7 jogos), mas logo depois os garotos nunca mais foram aproveitados. O que mais teve chances foi Malcom, que virou titular. No fim, subiu também Gustavo Tocantins.

2013

Com Tite, os zagueiros André Vinícius e Yago disputaram um único jogo. Igor, lateral, atuou em 21 jogos no lugar de Fábio Santos. O meia Giovanni teve chances no Paulista, enquanto os atacantes Léo e Paulo Victor apareceram no Brasileirão.

2012

Ano ficou marcado pela venda do zagueiro Marquinhos, que foi pra a Roma após a Libertadores. O lateral Denner, o zagueiro Antonio Carlos, o volante Gomes e o meia Mateus apareceram com uma chance. Giovanni jogou dez partidas e foi ao Mundial.

2011

Promovidos que jogaram uma vez apenas foram os atacantes Taubaté e Elias Oliveira. Naquele ano, algumas das crias “antigas” eram destaque, como o goleiro Julio Cesar, titular, e o atacante Dentinho, que acabou vendido após o Campeonato Paulista.

2010

O lateral-esquerdo Dodô e o meia Boquita, promovidos em 2009, tiveram chances no Paulistão. O meia William Morais e o goleiro reserva Rafael

Santos também tiveram chances naquela temporada. Ninguém acabou se firmando depois.

- GAROTOS QUE MIRAM CHANCE NO AMISTOSO

Matheus Vidotto

Reserva de Walter, deve entrar no 2 tempo e estrear

pelo profissional.

Caíque França

Outro goleiro da base, pode viajar e ficar no banco. Caso haja necessidade, pode ir para o jogo também.

Rodrigo Sam

Zagueiro também deve entrar. Já atuou 45 minutos em um duelo do Paulistão,

na lateral esquerda.

Yago

Fez oito jogos pelo Paulistão, mas só dois pelo Brasileiro. Nos últimos 13 jogos, só atuou 8 minutos.

Marciel

Estreou diante do Figueirense. Tem pouco espaço e será lateral-esquerdo titular amanhã.

Matheus Pereira

Com apenas 17 anos, meia será titular no amistoso. Já treina desde o início do ano.

Matheus Vargas

Meia titular na Copinha deste ano, deve ter chance no fim para estrear.

Gustavo Viera

Meia paraguaio foi eleito o melhor do Brasileiro sub-20 de 2014. Deve estrear

Gabriel Vasconcelos

Artilheiro da equipe na Copinha, recém-promovido, vai iniciar na reserva.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade