PUBLICIDADE

LANCE!

Gol de Barriga faz 20 anos, e Renato Gaúcho nunca esquecerá

25 jun 2015 - 07h14
(atualizado às 07h34)
Compartilhar
Exibir comentários

O Fla-Flu é um dos maiores clássicos do futebol mundial. E como pensar nesta rivalidade e não se lembrar do Gol de Barriga, marcado por Renato Gaúcho, que deu ao Tricolor o título carioca no ano do centenário do rival? Em 1995, o clube das Laranjeiras amargava um jejum de nove anos sem título e, para sair da fila, foi buscar um ídolo que fez história no Rubro-Negro, mas que estava em baixa no Atlético-MG: Renato Gaúcho.

Gol de barriga Renato Gaúcho: 20 anos de lance histórico
Gol de barriga Renato Gaúcho: 20 anos de lance histórico
Foto: Anibal Philot / Agência O Globo

"Quando cheguei ao Fluminense, encontrei um elenco desanimado e desacreditado. A torcida cobrava, porque o time não era campeão há nove anos, e a imprensa também estava batendo muito no grupo. Eu vim para o Fluminense para ser campeão, não para passear. Deixei isso claro", lembrou Renato.

Apesar da segurança do camisa 7, o caminho do time até a decisão não foi nada fácil. Logo na estreia, o Fluminense foi derrotado pelo Madureira. Ao longo da competição, o Tricolor viu os seus adversários se distanciarem na tabela.

"Em um momento do campeonato, chegamos a ficar nove pontos atrás do líder, mas nunca deixei de acreditar. Eu sempre dizia: "Vamos chegar e ser campeões". Começamos a ganhar e isso deu confiança. O nosso grupo tinha muita vontade e era muito unido", destacou o ex-atacante.

A FINAL

Contra as previsões do início da temporada, o Tricolor foi à decisão do Estadual contra o Flamengo, que tinha a vantagem do empate. Autor da jogada que resultou no Gol de Barriga, o ex-meia tricolor Ailton os pontos que pesaram a favor do time das Laranjeiras.

"O Fluminense chegou à final sem ter o time favorito. Mas nós confiávamos no nosso conjunto e na nossa tática. Fazíamos bem o que o técnico Joel Santana pedia. O Flamengo tinha um plantel muito forte, com o Romário como o melhor do mundo, mas a nossa entrega em campo fazia toda a diferença", disse Ailton.

O primeiro tempo foi todo do Flu, que abriu 2 a 0, com gols de Renato Gaúcho e Leonardo. Porém, o time rubro-negro reagiu e igualou o placar com Romário e Fabinho. Após o empate, o lateral tricolor Lira quase pôs tudo a perder, dando uma entrada criminosa em Fabinho e levando o cartão vermelho.

"Depois que o Lira foi expulso, confesso que a confiança diminuiu um pouco. Mas não deixei o time se abater e dei uma animada no pessoal. Nessas horas, o líder tem que entrar em ação", contou Renato Gaúcho.

O GOL INESQUECÍVEL

Aos 42 do segundo tempo, veio a jogada histórica. Com nove em campo, o Fluminense calou a torcida rival, que já ensaiava a comemoração do título.

"Depois da expulsão do Lira, disse para o Djair que o único jeito de ganharmos o jogo era eu ficar aberto na ponta, para tocarem para mim. E foi assim que saiu o gol. A bola veio do Ronald, driblei o Charles duas vezes, e o fim da história todo mundo já sabe", detalhou Ailton.

Mas a bomba do meia Ailton, após fazer carnaval na zaga do Flamengo, ainda teve um desvio fundamental para beijar as redes do goleiro rubro-negro Roger. Antes de entrar para a história, a bola bateu na barriga de Renato.

"Esse gol foi o mais esquisito e o mais importante da minha vida. Não tem como esquecê-lo. Aonde eu vou, os tricolores me agradecem, pedem fotos com a mão na barriga... E os rubro-negros me cobram. É até engraçado, fiz o primeiro gol naquela final, mas ninguém fala sobre isso. Participei da jogada do segundo gol também, mas ninguém lembra. Fica parecendo que aquele jogo foi 1 a 0, e não 3 a 2", concluiu Renato Gaúcho.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE 3 X 2 FLAMENGO

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Data: 25/6/1995

Árbitro: Léo Feldman (RJ)

Renda e Público: R$ 1.621.850,00 / 109.204 pagantes

Cartões vermelhos: Sorlei, Lira e Lima (Fluminense); Marquinhos (Flamengo)

Gols: Renato Gaúcho 30"/1ºT (1-0); e Leonardo 42"/1ºT (2-0), Romário 26"/2ºT (2-1), Fabinho, 32"/2ºT (2-2) e Renato Gaúcho* 42"/2ºT (3-2)

*Gol creditado a Aílton na súmula

FLUMINENSE: Wellerson; Ronald, Lima, Sorlei e Lira; Márcio Costa, Aílton, Djair e Rogerinho (Ézio); Renato Gaúcho e Leonardo (Cadu). Técnico: Joel Santana

FLAMENGO: Roger; Marcos Adriano (Rodrigo), Gélson, Jorge Luís e Branco; Charles, Fabinho, Marquinhos e William (Mazinho); Sávio e Romário. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade