PUBLICIDADE

LANCE!

Hipismo pode ter provas fora do Rio de Janeiro na Olimpíada de 2016

7 out 2015 - 15h36
Compartilhar
Exibir comentários

As provas de hipismo dos Jogos Olímpicos de 2016 poderão acontecer fora do Rio de Janeiro, de acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), Luiz Roberto Giugni. Nesta quarta-feira, ele afirmou em entrevista coletiva na Sociedade Hípica Brasileira, em São Paulo, que uma indefinição sobre o certificado sanitário que permitiria a chegada e saída dos cavalos estrangeiros está ameaçando a realização das provas na cidade.

Centro de Hipismo - Deodoro
Centro de Hipismo - Deodoro
Foto: Hugo Mirandela / LANCE!Press

O impasse precisa ser solucionado até o final deste mês. Caso isso não aconteça, já existem planos de outros locais, que não foram revelados pelo dirigente. Ele disse ter se reunido na última terça-feira com a Federação Equestre Internacional, para tratar do assunto.

– Não há nenhum acerto do certificado sanitário com Europa, Estados Unidos e Canadá. Os europeus, americanos e canadenses não têm garantias de trazer os cavalos para cá e ser encaminhados de volta. Estamos atrasados com isso, a comunicação com o ministério é ruim, eu já tem uma coleção de e-mails, que estou protocolando agora, não tem resposta – afirmou o dirigente.

O protocolo sanitário é um acordo de garantia feito entre os países, que estabelecem em que situações os cavalos chegam, de onde eles partem, quanto tempo ficam em quarentena fora e quanto tempo têm que ficar no Brasil para poder voltar.

Até o início da tarde desta quinta-feira, o Comitê Rio-2016 e o Ministério da Agricultura não haviam emitido qualquer posicionamento sobre o caso.

– A comunicação com o Ministério da Agricultura é ruim – criticou o presidente da CBH.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade