PUBLICIDADE

LANCE!

Medalhista olímpico e novas formações marcam presença na etapa de Vitória do Circuito BB Challenger

1 jul 2015 - 16h29
Compartilhar
Exibir comentários

Um dos palcos mais tradicionais do vôlei de praia brasileiro, Vitória (ES) recebe, a partir desta quinta-feira, a terceira etapa do Circuito Banco do Brasil Challenger. Um dia após a decisão da etapa Sub-23, agora será a vez da cidade receber também os atletas do profissional, com diversos nomes de destaque do cenário. Os jogos ocorrem na Praia de Camburi, na Avenida Dante Michelini, em frente ao nº 2317, com entrada franca à torcida.

As partidas ocorrem a partir das 8h. As finais estão marcadas para o próximo dia 11, às 14h.

Entre os atletas, nomes importantes, como o atleta olímpico Benjamin, que começa já na fase de grupos. Márcio Araújo (CE), medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim, 2008, e Harley (DF), campeão do Circuito Mundial daquele mesmo ano, buscarão a vaga à fase de grupos pelo torneio qualificatório, que começa nesta quinta-feira.

Além disso, várias novas formações serão testadas na terceira etapa do Challenger. Thaís (RJ), que vinha jogando ao lado de Fabíola (DF), jogará ao lado de Carolina (RJ). E Fabíola passará a atuar com Luciana (CE). Val (RJ), que vinha jogando ao lado de Josi (SC), terá como parceira temporária Camila (RJ), enquanto Josi terá outros compromissos no período. Rafaela e Michelle (PA/RJ) é outra dupla que estreia na etapa.

O sistema de disputa da competição funciona da seguinte forma. Oito duplas entram direto na fase de grupos pela classificação no ranking de entradas, enquanto outros quatro times garantem presença através da disputa do qualificatório, no primeiro dia dos torneios . Os 12 times finais são divididos em três grupos de quatro e duelam pela primeira fase, no segundo dia de competições (sexta-feira).

Avançam os primeiros e segundos de cada grupo, além dos dois melhores terceiros colocados. Ainda no segundo dia dos torneios ocorre a disputa das quartas de final. O terceiro e último dia (sábado) tem a disputa das semifinais, bronze e finais dos dois gêneros. A dupla campeã de cada etapa soma 200 pontos no ranking que define os campeões da temporada, além de uma premiação em dinheiro para os times na disputa.

A temporada 2015 do Challenger é formada por quatro etapas e será sediada, após passar por Chapecó-SC, Campo Grande-MS e agora Vitória-ES, em Cabo Frio-RJ (24 a 26 de julho). 

Já estão garantidos na fase de grupos do torneio masculino do Challenger as duplas Fábio Guerra/Daniel Souza (RJ), Léo Vieira/Luciano (DF/ES), Léo Gomes e Bernat (RJ), Benjamin/André (MS/ES), Anderson Melo/Averaldo (RJ/TO), Lipe/Fábio (CE/CE) e Oscar/Thiago (RJ/SC). Outros 32 times disputam as últimas quatro vagas aos grupos.

No torneio feminino, já têm vaga na fase de grupos pela posição no ranking os seguintes times: Val/Camila (RJ), Duda/Elize Maia (SE/ES), Andréa Teixeira/Leize (SC), Rachel/Ângela (RJ/DF), Amanda/Fabrine (RJ/BA), Fabíola/Luciana (DF/CE), Rafaela e Michelle (PA/RJ) e Tainá/Andressa (SE/PB). Mais 23 duplas duelam pelas últimas vagas no qualificatório.

Na primeira etapa, em Chapecó (SC), títulos para Luciano/Léo Vieira (ES) e Val/Josi (RJ/SC). Elas repetiriam a conquista na etapa seguinte, em Campo Grande (MS), quando Fábio Guerra/Daniel Souza (RJ) levou o ouro no torneio masculino.

O time vencedor de cada etapa soma 400 pontos, além de receber uma premiação de R$ 14 mil. Somando os dois naipes, o torneio distribui cerca de R$ 130 mil aos atletas. Na liderança do ranking geral, que soma os pontos de todas as etapas, Fábio Guerra/Daniel Souza (RJ) aparecem em primeiro, com 760 pontos. A liderança no ranking feminino é de Val/Josi (RJ/SC), com 800 pontos.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade