PUBLICIDADE

LANCE!

Medalhistas no Mundial Paralímpico de atletismo participam de torneio em SP

3 nov 2015 - 15h56
Compartilhar
Exibir comentários

São Paulo recebe a partir desta sexta a terceira e última etapa nacional do Circuito Caixa Loterias de Natação, Atletismo e Halterofilismo. A previsão é de que 615 atletas das três modalidades participem da competição paralímpica, que será realizada no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera, em São Paulo, até domingo. Entre os inscritos, estão medalhistas no Mundial Paralímpico de Atletismo, disputado em Doha, no Qatar, entre 22 e 31 de outubro.

Dos oito atletas brasileiros que subiram ao lugar mais alto do pódio no mundo árabe, sete estão confirmados no Circuito Caixa Loterias. São eles Daniel Tavares (ouro nos 400m T20), Yohansson do Nascimento (ouro nos 200m T47), Daniel Mendes (ouro nos 400m T11), Felipe Gomes (ouro nos 200m T11), Shirlene Coelho (ouro no lançamento de dardo F37), Odair Santos (ouro nos 1500m T11) e Renata Bazone (ouro nos 800m T11). Apenas Silvânia Costa, campeã no salto em distância T11 em Doha, não estará presente. Além do grupo dourado, outros medalhistas no Mundial também competirão, como Terezinha Guilhermina, recordista e duas vezes prata no Qatar (200m T11 e 400m T11).  

A 3ª etapa nacional do Circuito Caixa Loterias ainda contará com a participação de 30 esportistas da natação e do atletismo de seis países. As delegações do Equador, da Islândia, da Coreia do Sul, do Peru, da Venezuela e do Chile virão ao Brasil com foco nos Jogos Paralímpicos do Rio-2016. 

Halterofilismo para deficientes visuais

A sexta e o sábado terão a disputa do Campeonato Brasileiro de Halterofilismo, que faz parte do Circuito Caixa Loterias. Neste evento, competem apenas atletas com deficiências físicas. Já o domingo, excepcionalmente nesta etapa, receberá a Copa Brasil de Powerlifting, dedicada a halterofilistas deficientes visuais. A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), contará com treze atletas de seis associações.  

O Circuito

O torneio, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, natação e halterofilismo. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, tem como objetivos desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades a atletas de elite e a novos valores.

As fases regionais (Norte/Nordeste, Rio/Sul, São Paulo e Centro/Leste) foram disputadas no primeiro semestre do ano, entre março e maio.  Esta é a terceira e última etapa nacional. A primeira foi realizada em julho, e, a segunda, em setembro. Todas em São Paulo. 

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade