1 evento ao vivo

Mesmo com favoritismo de Zanetti, Brasil prioriza ouro por equipes

11 jul 2015
08h57
  • separator
  • 0
  • comentários

Campeão sul-americano, olímpico, mundial... O que mais falta para o ginasta Arthur Zanetti nas argolas? O título dos Jogos Pan-Americanos. Mas o que antes parecia uma obsessão, não é o principal objetivo do atleta em Toronto (CAN). Lógico que ele quer a medalha de ouro na prova em que é especialista. Mas, pelo menos no discurso, a meta principal é ajudar a equipe a faturar mais um título.

– Chego bem tranquilo, bem preparado. O objetivo não é trazer essa (medalha). É ter um bom resultado nas argolas, mas o principal mesmo é conseguir um bom resultado por equipes. Tendo isso com o time, estarei satisfeito. Mas aí, vão ter as finais por aparelhos e cada ginasta vai querer trazer seu resultado individualmente. Com certeza, vou querer o meu – disse o atleta.

Após os títulos mundiais e olímpicos, Zanetti nunca escondeu a vontade de subir ao lugar mais alto do pódio no Pan. Em Guadalajara (MEX), em 2011, o ginasta ficou com a prata. Agora, o sonho pelo ouro já não é o grande objetivo.

– Os objetivos vão mudando. Acho que o mais importante não é ter só meu resultado individual. É importante a equipe estar bem. A equipe estando bem e conseguindo um bom resultado nesse ano, como teve no ano passado, a gente consegue levar pelo menos um time completo para a Olimpíada – afirmou.

Após os jogos Pan-Americanos, os brasileiros vão disputar o Campeonato Mundial, em setembro, na Alemanha. E uma boa classificação pode garantir a equipe nos Jogos Olímpicos de 2016. E disso, Zanetti entende muito bem.

– Como eu falo, participar de uma Olimpíada, acho que todo mundo deveria. Mas é restrito a alguns atletas. Se, então, conseguirmos levar uma equipe completa, são mais ginastas participando. É passar para eles esse gostinho de como é uma Olimpíada – avaliou.

BATE-BOLA - Com Arthur Zanetti - Ginasta Brasileiro

LANCE! - Quem são seus principais adversários na busca pelo ouro nas argolas nos Jogos Pan-Americanos?
Arthur Zanetti - É o Federico Molinari, um argentino, e tem o Angel Ramos, de Porto Rico, que são dois ginastas que foram finalistas em Londres-2012. Se são finalistas olímpicos, quer dizer que os caras são bons. Não posso cometer nenhum vacilo. Esses são os principais

L! - O que esperar dos Jogos?
AZ - Não posso dizer resultado. Nunca pode dizer que vai ser primeiro, segundo ou terceiro. A gente vai fazer nosso melhor. E fazendo nosso melhor, provavelmente a chance de a gente conseguir um pódio é grande. Mas, para conseguir isso, tem de decidir com as outras equipes também para ver como elas vão competir

L! - Com o foco nas equipes durante o Pan, o principal objetivo é AZ - classificar o time todo para a Rio-2016?
AZ - Sim. O objetivo principal, não importa a competição que a gente vá, é ter um bom resultado, uma boa nota por equipes para sempre ir treinando e mostrar para o mundo que o Brasil está vindo com força boa.

L! - É estranho ser um campeão olímpico e mundial e não ter uma medalha de ouro nas argolas nos Jogos Pan-Americanos?
AZ - O problema do Pan é que acontece de quatro em quatro anos. Então, quando eu comecei a dar resultados em Mundial e Olimpíada, o Pan já tinha passado. Em 2011, ainda não tinha um nível técnico grande, por isso não tinha esse resultado. Mas agora é diferente. Venho de ser campeão mundial, olímpico. Mas não posso desprezar nenhum ginasta pelo fato de ter dois finalistas olímpicos na argola.

Com a palavra - Marcos Goto - Técnico de Zanetti e da Seleção

"A primeira busca é um bom resultado por equipes, com o objetivo de prepará-los para o Mundial. E também deixar uma imagem boa para o mundo, mostrar que a equipe brasileira está indo para ficar entre os oitos e se classificar para a Olimpíada.

E o segundo objetivo é o Arthur pegar a final das argolas e ser campeão, porque é o único título que não tem. A equipe que veio para o Pan é bem forte. São garotos que estão fazendo uma ginástica de alto nível."

Arthur Zanetti - Ginástica Artística
Arthur Zanetti - Ginástica Artística
Foto: ivulgação
Lance!
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade