PUBLICIDADE

LANCE!

Opinião: Situação irreversível no Brasileirão - Salvem o Vasco!

4 set 2015 - 08h11
Compartilhar
Exibir comentários

Amigos, a situação do Vasco neste Brasileiro é irreversível. Infelizmente, o terceiro rebaixamento em oito anos é apenas questão de tempo. Se a matemática insiste em nos mostrar que existe esperança, todos os outros indicadores vão no sentido contrário. A humilhação da última quarta-feira, no Beira Rio, não foi obra do acaso. Apenas a constatação de que o time, dentro de campo, é um reflexo do que é o clube atualmente. Perdido, incapaz de encontrar soluções para resgatar a grandeza e a relevância de um passado não muito distante.

O mais fácil neste momento de revolta é promover uma caça às bruxas, buscando culpados pontuais. É o que vem sendo feito há anos. Técnicos demitidos, jogadores desconhecidos contratados e logo depois dispensados, a ciranda interminável no departamento de futebol... E o rombo financeiro aumentando a cada temporada.

Mas o poço é muito mais fundo. O Vasco de hoje é uma instituição em frangalhos, com diferentes correntes políticas defendendo os próprios interesses, torcendo pelo fracasso de grupos adversários e deixando os interesses do clube sempre em segundo plano. As pessoas com capacidade para mudar esta situação preferem se afastar, ao perceber o ambiente político insalubre que tomou conta de São Januário nos processos eleitorais mais recentes.

E MAIS: 

> Negociação esfria e meia holandês não virá mais ao Vasco  

> Campanha pela renúncia de Eurico ganha as redes sociais 

De bravata em bravata, de ameaça em ameaça, o clube vai se desintegrando a cada temporada. Hoje, só lembra que é grande pela paixão que desperta em sua torcida. Uma paixão que já foi alimentada a conquistas e ídolos e que hoje representa mais sofrimento do que alegria. Mas alguns, por inocência ou interesse, continuam acreditando que o Vasco tem apenas dois caminhos: o muito ruim e o muito pior.

A solução não está em uma pessoa. Reconstruir o Vasco, resgatar o seu prestígio é um trabalho que vai exigir a união de todos aqueles que se dizem apaixonados. Que essas pessoas tenham a humildade e a sabedoria de deixarem de lado as diferenças e busquem, num esforço coletivo, ressuscitar aquele que já foi chamado com orgulho de Gigante da Colina.

Protagonistas

Mais uma rodada em que os erros de arbitragem ganharam mais destaque do que os gols, do que as boas jogadas, do que as grandes defesas. Incrível como temos dificuldade para evoluir. Mesmo num campeonato com revelações interessantes, com bons jogos, com o público voltando a frequentar os estádios, os protagonistas continuam sendo os árbitros.

Mau exemplo

O árbitro Marcelo de Lima Henrique relatou na súmula de Atlético-MG x Atlético-PR ter sido ofendido por uma pessoa com credencial de imprensa, em área reservada do Estádio Independência. A Associação de Cronistas de Minas tem obrigação de identificar o sujeito e retirar sua credencial. Ou vai se omitir, como costumam fazer alguns alvos de nossas críticas?

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade