PUBLICIDADE

LANCE!

Peru bate Paraguai e manda Argentina para penúltima posição

14 nov 2015 - 02h53
(atualizado às 09h01)
Compartilhar
Exibir comentários

Em jogo fraco, mas com alguns bons lances para ambas as seleções, o Peru, que mostrou maior determinação ofensiva no primeiro tempo, fez o suficiente para vencer o Paraguai por 1 a 0, gol de Farfán, aos 19 minutos do primeiro tempo recebendo passe de Paolo Guerrero, que foi muito bem marcado e teve atuação apenas razoável. Foram os três primeiros pontos do selecionado peruano, que deixou a lanterna com a Venezuela e jogou a Argentina para o penúltimo lugar das Eliminatórias sul-americanas. O Paraguai tem quatro pontos e caiu para a quinta posição, deixando o Brasil em quarto lugar.

Guerrero, Pizarro e Farfán comemoram o gol que garantiu a primeira vitória do Peru nas Eliminatórias
Guerrero, Pizarro e Farfán comemoram o gol que garantiu a primeira vitória do Peru nas Eliminatórias
Foto: Getty Images

Na escalação, o Peru mostrou que iria jogar todo no ataque. Afinal, tinha Reyna na criação e apostava numa trinca ofensiva com Farfán, Guerrero e o capitão Pizarro. O Paraguai, com Cáceres, Ortiz e Villalba no meio de campo, indicou que atuaria bem fechado. Foi o que aconteceu. Antes dos oito minutos, o Peru já havia arriscado quatro finalizações, duas com Guerrero. Mas era pouco. O treinador Ricardo Gareca tratou de adiantar os laterais, principalmente o eficaz Advíncula pela direita.

Embora quase tenha levado um gol numa cobrança de escanteio aos 11 minutos - o zagueiro paraguaio Paulo da Silva cabeceou e Yotún salvou em cima da linha -  a seleção martelava muito e chegou ao gol aos 19 minutos numa bonita trama. Depois de uma jogada truncada, Tapia achou Guerrero na meia lua da área. O atacante do Flamengo conseguiu virar o jogo para Farfán, na esquerda. O camisa 10 ajeitou, bateu rasteiro e a bola entrou no canto direito do goleiro Silva.

O Peru seguiu muito perigoso, principalmente quando Farfán puxava os contra-ataques, e em lances de bola parada. Aos 42 minutos, por duas vezes os bicolores ficaram próximos do segundo gol em lances de cabeçada. Primeiro com Guerreiro, que não marcou porque Piris o bloqueou mandando para escanteio. Na cobrança, Pizarro cabeceou de raspão e a bola passou muito perto. O Paraguai, débil ofensivamente, ficou no lucro ao sair para o intervalo perdendo apenas por 1 a 0.

O segundo tempo mostrou um jogo mais equilibrado, pois o Peru diminuiu muito o ímpeto ofensivo. Vendo que poderia ousar um pouco mais, o treinador Ramón Díaz resolveu deixar o Paraguai ofensivo, tirando um dos volantes, Cáceres e o atacante Valdez, que estava inoperante, saíram. As entradas de Benítez e Bobadilla fizeram efeito, pois o time passou a oferecer perigo. Aos 15 minutos, Bobadilla quase empatou, mas finalizou mal, nas mãos de Silva. O jogo passou a ficar truncado, com muitas faltas e teve final melancólico. Menos mal para o Peru, que foi para três pontos na tabela e viaja para Salvador, onde enfrentará o Brasil na próxima terça-feira (17), um pouco mais animado. O Paraguai buscará a recuperação recebendo a Bolívia, também na terça-feira.

FICHA TÉCNICA:

PERU 1 X 0 PARAGUAI

DIA E HORA: 14/11/2015 - 0h15

LOCAL: Estádio Nacional, em Lima (PER)

ÁRBITRO: Julio Bascúñan (CHI)

AUXILIARES: Raúl Orellana e Claudio Ríos (CHI)

CARTÕES AMARELOS: Yotún (PER); Piris e González (PAR)

CARTÕES VERMELHOS: -

GOLS: Farfán, 19'/1ºt (1-0), 

PERU: Penny; Advíncula, Zambrano, Ascues e Yotún; Tápia (Ballón, 27'/2ºT), Lobatón e Reyna (González, 47'/2ºT); Farfán, Guerrero e Pizarro (Hurtado, 36'/2ºT). Técnico: Ricardo Gareca

PARAGUAI: Silva; Piris, Aguilar, Da Silva e Samúdio; Cáceres (Bobadilla, 13'/2ºT), Ortíz (Santana, 34'/2ºT), Villalba e Derlis González; Valdez (Benítez, 13'/2°T) e Lezcano. Técnico: Ramon Díaz

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade