PUBLICIDADE

LANCE!

Rio 2016: arena de handebol e golbol está 82% pronta; veja

8 set 2015 - 15h44
(atualizado às 19h31)
Compartilhar
Exibir comentários

Com o campo de competições totalmente concluído, mas sem assentos para o público e acabamentos em alguns pontos da obra, como os banheiros, a Arena do Futuro, que receberá partidas de handebol e golbol nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016, foi apresentada nesta terça-feira pelo prefeito Eduardo Paes. O empreendimento, que integra o Parque Olímpico, apresenta 82% de conclusão. O prazo de entrega é o quatro trimestre deste ano.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil / Tânia Rêgo/Agência Brasil

Ao lado dos presidentes do Comitê Paralímpico Intenacional (IPC, na sigla em inglês), Sir Philip Craven, do Comitê Paralímíco Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, e do Comitê Organizador dos Jogos Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, Paes fez questão de justificar a ausência de assentos ao público, aspecto que mais chama a atenção no local. O projeto da instalação prevê 12 mil lugares. 

Por se tratar de uma arena temporária, grande parte dos equipamentos, como as cadeiras, será alugado, com o objetivo de economizar recursos. Elas deverão ser colocadas cerca de dois meses antes do evento-teste do handebol, que acontecerá em abril de 2016. O de golbol está agendado para maio. Apesar disso, Paes assegurou que a arquibancada está pronta e disse até que as obras estão adiantadas.

"Não estamos inaugurando a arena, mas ela está tão adiantada, com cerca de três meses, que nós poderíamos até ter inaugurado antes do prazo, mas achamos conveniente seguir o prazo estabelecido com o Comitê Olímpico Internacional (COI). Ela não tem muitas cadeiras, porque estas serão alugadas. Não faria sentido pagarmos aluguel de cadeiras com seis meses de antecedência", afirmou o prefeito.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil / Tânia Rêgo/Agência Brasil

A cerimônia de apresentação contou com uma partida de golbol como parte das festividades pelo marco de um ano para os Jogos Paralímpicos. Representantes da Seleção Brasileira, atual campeã mundial e dos Jogos Parapan-Americanos, entraram em quadra ao lado de autoridades, como o próprio prefeito, que chegou até a marcar um gol. A modalidade é voltada para atletas cegos ou com baixa visão.

Após os Jogos de 2016, a Arena do Futuro será transformada em quatro escolas municipais, cada uma com capacidade para 500 alunos. A ideia é aproveitar os materiais da constução olímpica, como rampas, banheiros e o piso retrátil. A obra, que tem recursos do governo federal e execução da Prefeitura, custou R$ 121,1 milhões. 

"O espaço é maravilhoso. Sentimos que virá bastante gente e haverá um calor da torcida. Acho que os Jogos nos darão visibilidade. Tem esportes que o pessoal não conhece e vai passar a entender melhor", disse Leandro Moreno, medalhista de prata nos Jogos de Londres, em 2012.

Veja mais fotos:

Foto: Beth Santos/PMRJ / Beth Santos/PMRJ
Foto: Beth Santos/PMRJ / Beth Santos/PMRJ
Foto: Beth Santos/PMRJ / Beth Santos/PMRJ
Foto: Beth Santos/PMRJ / Beth Santos/PMRJ
Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade