PUBLICIDADE

LANCE!

Rally dos Sertões: Mitsubishi abre vantagem na categoria Protótipos T1

5 ago 2015 - 22h45
Compartilhar
Exibir comentários

Foram 426 quilômetros e o Rally dos Sertões entrou, pela primeira vez, no Estado do Mato Grosso do Sul. A Equipe Mitsubishi Petrobras enfrentou o desafio de 240 quilômetros do trecho cronometrado, passando por estradas de piçarra e cascalho, com muitos mata-burros, lombas e lombadas, em um forte calor do centro-oeste brasileiro.

Com a L200 Triton SR, João Franciosi e Rafael Capoani abriram ainda mais vantagem na liderança da categoria Protótipos T1. Eles lideram a prova desde o primeiro dia de rali.

- Desde o início, nosso objetivo é a liderança da categoria Protótipos T1, a principal dos carros brasileiros. Procuramos andar sempre um pouco abaixo do limite do carro, para preservar o equipamento até o fim da prova. Estou me policiando sempre para isso", destaca Franciosi, que é bicampeão da categoria e vai em busca do terceiro título. "Para manter-se bem na competição, não podemos perder a concentração na tocada, é isso que estamos buscando a cada dia. Hoje viemos muito tranquilos durante toda a prova, e é essa nossa missão - afirmou.

A prova de hoje atravessou uma região canavieira e seguiu por estradas de fazenda com pequenos trechos de trial e regiões de reflorestamento com piso arenoso.

- É a primeira vez que entramos no Mato Grosso do Sul. Foi uma especial bem gostosa de andar, mas com bastante lomba, o que tem sido predominante nessa edição do rali. Passamos por trechos de alta, mas os últimos 70 quilômetros foram de ‘moer’. A especial abusou, foi forte, muita lomba, jogava o carro muito pra cima. Viemos administrando para não judiar da L200 Triton SR e nem da gente com as pancadas - explicou Capoani.

Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, a bordo do ASX Racing, seguem firmes na vice-liderança da classificação geral da prova.

- Esse foi o dia mais prazeroso até aqui. A especial foi bem variada, com trechos sinuosos e até areia. Foram saltos e mais saltos. Ainda estamos buscando solucionar a limitação dos amortecedores para essa condição, o que está nos impedindo de sermos mais rápidos. Chegamos à metade, agora é nos concentrarmos para a reta final", destaca Guiga. "Foi uma baita especial, um dia bem misto, bem legal. Viemos andando no limite que conseguimos - explicou Youssef.

Maratona

Nesta quinta-feira se inícia a etapa maratona. No fim do dia, as equipes de apoio não podem prestar assistência aos veículos, que ficam recolhidos em um parque fechado. Somente na manhã seguinte, 30 minutos antes da largada, piloto e navegador poderão fazer algum reparo ou manutenção que seja necessário.

- A maratona é sempre uma incógnita. Mas é o dia que mais cuido do carro. O trabalho de hoje a noite da equipe é essencial - ressaltou Franciosi.

- Temos que fazer uma boa especial para preservar a integridade do carro. Fazer uma corrida confiante, com entrosamento e tenho que fazer uma navegação o mais precisa possível, para o Franciosi tomar as melhores decisões na pilotagem - explicou Capoani.

- Temos que encarar com uma especial mais longa, de 500 quilômetros. Hoje a equipe vai trabalhar pesado na manutenção do carro. Mas, de resistência, o ASX Racing vem se mostrando formidável, não precisamos parar em momento nenhum da especial. Vamos aproveitar esses dois dias para buscar um melhor resultado - destacou Youssef Haddad.

Pai e filho vencem mesma especial no Rally

A família Varela conseguiu um importante feito no Rally dos Sertões 2015. Pai e filho venceram nesta quarta-feira (5) uma mesma especial, em categorias diferentes. Essa marca aconteceu no trecho de 426,78 quilômetros, sendo 240,06 km de trechos cronometrados, entre São Simão (GO) e Três Lagoas (MS), onde Reinaldo Varela ampliou a vantagem na liderança da categoria carros e ainda viu seu filho caçula Bruno, estreante na prova, vencer nos UTVs.

Contente com o resultado, o patriarca da família revela a competitividade entre ele e seus filhos, que além de Bruno, conta com Rodrigo e Gabriel. Ambos também disputam a prova nos UTVs.

- Em casa todos entram para ganhar. Cada um na sua categoria, mas um dos quatro precisa subir ao pódio - afirmou o piloto.

- O diferencial nosso neste ano do Sertões é que pela primeira vez todos os meus três filhos estão correndo. Para gente é uma satisfação enorme isso dar certo porque é uma paixão muito grande - complementa Reinaldo, que forma parceria com Gustavo Gugelmin.

Já Bruno, que forma dupla com o navegador Mayckon Padilha, revela o companheirismo de toda a família. - Todos nós comemoramos. É sempre bom ter um da família em primeiro. Às vezes um não vai bem, mas o outro consegue chegar em primeiro. Então, dá um estímulo - diz o piloto da Divino Fogão Rally Team, que pensando no restante da prova vai fazer uma comemoração moderada.

- Meu pai morou a vida inteira em Mirandópolis, próxima a Três Lagoas. Então o pessoal já veio nos recepcionar com churrasco, festa, mas vamos fazer algo tranquilo porque amanhã tem mais - complementou.

Apesar das palavras de Bruno, Reinaldo Varela promete comemorar em grande estilo o feito. Com direito a carneiro recheado, ele receberá todos os amigos e familiares presentes em Três Lagoas.

Ainda nos carros, Varela e Gugelmin, da Divino Fogão Rally Team, aumentaram para 16 minutos a vantagem sobre Guiga Spinelli e Youssef Haddad, os vice-líderes. A dupla da Mitsubishi Petrobras completou o dia na quarta posição, seis minutos atrás dos vencedores.

Nos UTVs, Bruno Sperancini e Lourival Roldan, da Prominas Racing, seguem administrando a boa distância que possuem para os segundos colocados na geral Rodrigo Varela e João Arena, da Divino Fogao Rally Team. Os ponteiros da categoria terminaram em terceiro a especial do dia. No acumulado, estão cinco minutos a frente de Varela e Arena.

O Rally dos Sertões deixa o Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (6) e tem como destino São Paulo. Os competidores disputam entre as cidades de Três Lagoas (GO) e Euclides da Cunha Paulista (SP), em um trajeto de 587,26 km, sendo 291,16 km de trechos cronometrados, a primeira parte da etapa maratona, na qual não podem ter assistência externa na manutenção dos veículos. 

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade