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Rio-2016 pretende capacitar 10 mil taxistas a falarem inglês até os Jogos

26 ago 2015 - 16h23
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O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016 pretende distribuir 10 mil licenças de cursos de inglês para taxistas até agosto do ano que vem. A ideia, fruto de uma parceria com a escola de línguas EF Education First, é capacitar os condutores a se comunicar com os estrangeiros que desembarcarão no Brasil por causa do megaevento.

O programa, anunciado dentro de um pacote de metas da fornecedora nesta quarta-feira, começou a ser divulgado neste mês por meio de uma rádio. Até o momento, só a primeira etapa da entregas de licenças foi realizada. O Comitê não informou o percentual de adesão já obtido. 

– Queremos dar o máximo de oportunidade de os taxistas se comunicarem melhor com os estrangeiros. Ainda estamos coletando o número de adesões, mas notamos que há bastante empolgação por parte deles – afirmou Mariana Mello, gerente do Comitê Rio-2016. 

A necessidade de capacitar profissionais da categoria ao idioma é um assunto que já gerou polêmica no passado. Em 2013, o presidente do Comitê Rio-2016, Carlos Atrhur Nuzman, chegou a declarar durante encontro com membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) que a maioria dos taxistas do Rio já se comunicava na língua inglesa.

Os taxistas interessados precisam preencher um cadastro e seguir as orientações para a retirada da licença, que garante o acesso a todos os serviços oferecidos pela escola.

As licenças, distribuídas gratuitamente aos envolvidos nos Jogos, chrgam a custar até R$ 2 mil. As aulas são oferecidas por uma plataforma online. A metodologia inclui aprendizado de vocabulário e diálogos entre profissionais das mais diversas áreas envolvidas na realização do evento, como funcionários de hotel, garçons e lojistas.

O número total de licenças de cursos de inglês a serem distribuídas até os Jogos gira em torno de 1 milhão. Além das 10 mil destinadas a taxistas, 300 mil serão voltadas para candidatos a voluntários, 70 mil irão para os voluntários selecionados e 500 mil para alunos da rede pública.

– Quando começamos a discutir esse contrato, queríamos não só entregar o que está em nosso orçamento, mas inspirar a sociedade. Será um legado importante para os Jogos e que nos ajuda a vender mais patrocínios. As empresas estão vendo o impacto do evento na sociedade, o que as permite contar histórias positivas – afirmou Renato Ciuchini, Diretor Executivo Comercial do Comitê Rio-2016.

A meta de arrecadação do Comitê com patrocínios é de R$ 3 bilhões. Até o final deste ano, ainda serão anunciados dois apoiadores oficiais. O orçamento total da entidade é de R$ 7,4 bilhões.

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