PUBLICIDADE

LANCE!

Título do Golden State marca volta por cima de Leandrinho na NBA

17 jun 2015 - 16h17
Compartilhar
Exibir comentários

O ala/armador Leandrinho foi campeão da NBA nesta terça-feira com o Golden State Warriors, que bateu o Cleveland Cavaliers por 105 a 97 e fechou a série das finais em 4 a 2. A conquista marca uma volta por cima do atleta na liga norte-americana de basquete, que foi contratado nesta temporada pela franquia da Califórnia como uma espécie de 'última chance' no campeonato. Ele é apenas o segundo brasileiro a conseguir esse feito, já que Tiago Splitter ganhou pelo San Antonio Spurs no ano passado.

Leandrinho, Golden State Warriors
Leandrinho, Golden State Warriors
Foto: Jesse D. Garrabrant/NBAE via Getty Images / AFP

Depois de se destacar pelo Bauru no início dos anos 2000, Leandrinho chegou na NBA na temporada 2003-2004. Ele foi escolhido no draft pelo San Antonio Spurs, que acabou passando seus direitos para o Phoenix Suns em troca de uma futura primeira escolha em uma próxima seleção de jogdores. O brasileiro teve um bom começo na franquia, batendo alguns recordes de pontuação de estreantes.

Mas a sua explosão mesmo no Suns ocorreu na sua quarta temporada na liga, quando ganhou o prêmio de Melhor Sexto Homem da NBA. Seus números na média foram 18,1 pontos, 2,7 rebotes, 4,0 assistências e 32,7 minutos por jogo. Na primeira rodada dos playoffs, ele teve média de 21,3 pontos contra o Los Angeles Lakers. Foi no Suns também que o brasileiro anotou seu maior número de pontos em uma partida da liga: 41 pontos, contra o Oklahoma City Thunder, em fevereiro de 2009.

Em 2010, Leandrinho acabou se transferindo para o Toronto Raptors, aumentando seu número de pontos na NBA. Porém, com a greve na liga em 2011, o jogador acabou disputando algumas partidas pelo Flamengo.

Depois disso, ele voltou para a NBA, mas foi passando de franquia em franquia sem muito destaque. Ainda em 2011 voltou para os Raptors, e no mesmo ano foi envolvido em uma troca com o Indiana Pacers. Depois foi para o Boston Celtics, jogou algumas partidas pelo Pinheiros e no Suns.

Quando a carreira do ala/armador na NBA parecia que teria um fim, surgiu a oportunidade de assinar com os Warrions. No time do técnico Steve Kerr, Leandrinho foi ganhando espaço e entrando bem em muitas partidas durante a temporada regular. O brasileiro também teve uma boa atuação nas finais. Fato que acabou coroado com o título na última terça.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade