PUBLICIDADE

LANCE!

Três campeões vão 'desperdiçar' novo critério da Copa Libertadores

Competição a partir de 2016 terá nova definição de cabeças-de-chave e irá valorizar as campanhas dos últimos dez anos. Inter, Santos e Estudiantes (ARG) estão fora da edição

8 dez 2015 - 08h30
Compartilhar
Exibir comentários

Com 32 das 38 vagas já definidas, a Copa Libertadores do ano que vem deverá ter um novo critério para formação dos cabeças-de-chave. Agora, as campanhas dos últimos dez anos no torneio terão mais peso, e três times que venceram a competição no período vão desperdiçar o que poderia ser uma vantagem, já que não se classificaram à edição de 2016.

Foto: Lance!

O caso mais sentido é o do Internacional, que venceu duas vezes a Libertadores no período (2006 e 2010) e chegou à semi em 2015. O clube provavelmente receberia uma pontuação alta no ranking, mas não conseguiu nem uma vaga na primeira fase da Libertadores.

Santos, campeão em 2011, e Estudiantes (ARG), vencedor da competição em 2009, são outros que levaram a taça nos últimos dez anos e não estão classificados. Tigres (MEX), Nacional (PAR), Chivas (MEX), Cruzeiro e Fluminense, todos vices no período, também estão fora.

Em compensação, River Plate (campeão em 2015), San Lorenzo (ARG) (campeão em 2014), Atlético-MG (campeão em 2013), Corinthians (campeão em 2012), LDU (EQU) (campeã em 2008) e Boca Juniors (campeão em 2007 e vice em 2012) estão classificados, assim como Olimpia (PAR) e Grêmio, vice-campeões em 2013 e 2007, respectivamente.

A ideia de criar um ranking baseado nos últimos dez anos é uma inspiração da Uefa, e será explicada em detalhes até o sorteio da Libertadores, no dia 22 de dezembro. Serão oito cabeças-de-chave, sendo que o River, atual vencedor do torneio, é um deles. As campanhas nos últimos dez anos serão avaliadas, e os títulos, consequentemente, terão peso maior nesta conta. Aqueles que venceram a competição antes de 2006, como São Paulo e Palmeiras, também terão este histórico levado em conta no desenvolvimento do ranking.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade