PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

LANCE!

Três Corações terá 'Museu Terra do Rei' para celebrar a 'criança Edson'

23 out 2015 - 18h36
Compartilhar
Exibir comentários

Pelé teve o Bauru como primeiro clube, alcançou status de craque no Santos e ganhou o mundo ostentando a camisa da Seleção Brasileira, além de ter encerrado a carreira de atleta no Cosmos. Mas é de Três Corações a ligação mais forte que Edson Arantes do Nascimento possui. Foi na cidade localizada no Sul de Minas Gerais que Pelé nasceu. Cidade que celebra os 75 anos de vida do filho mais ilustre nesta sexta-feira projetando uma nova forma de retribuir o fato de ser... a cidade de Pelé!. Três Corações contará, em breve, com o "Museu Terra do Rei", que contará a história da então criança Edson Arantes do Nascimento. Do então Dico.

Evento na 'Casa Pelé' celebrou os 75 anos do Rei nesta sexta
Evento na 'Casa Pelé' celebrou os 75 anos do Rei nesta sexta
Foto: Divulgação/SECOM / AG

Pelé morou em Três Corações até cerca de três anos, quando sua família partiu para Bauru – não existe uma certeza sobre até quantos Pelé morou lá. A relação do Atleta do Século com Três Corações foi "reatada" em 23 de fevereiro de 2012, quando Pelé marcou presença na inauguração da réplica da casa em que viveu seus primeiros anos de vida. Casa localizada que na "Rua Edson Arantes do Nascimento, número 1.000" e que é aberta ao público desde então.

Além da casa, Três Corações possui outros pontos turísticos que celebram Pelé e seus pais: a pia bastismal onde Pelé foi batizado, estátua de Pelé erguendo a taça da Copa de 70, estátua de Pelé no trevo da entrada da cidade, o "Parque Dondinho", que conta com uma estátua em homenagem ao seu pai, João Ramos do Nascimento, e uma reprodução de Pelé com dez anos de idade, a estátua da Dona Celeste, mãe de Pelé, que está fixada no terreno da "Casa Pelé" e o "Ginásio Pelezão".

O "Museu Terra Rei" será instalado no prédio do antigo Fórum da cidade e contará com relíquias da sua carreira e sua família. O objetivo da cidade será, naturalmente, valorizar a origem de Pelé.

– Temos que valorizar essa joia rara que é o Pelé. Todo mundo conhece o Pelé e fica sabendo que Três Corações é a terra do Rei. Esse museu será uma nova resposta da cidade por essa condição, será um retorno da cidade. Até a década de 20, Três Corações era lembrada pela estrada de Ferro. Depois passou a ser a terra do Pelé – destacou Cláudio Pereira (PSL), prefeito de Três Corações, ao LANCE!.

'ARENA PELÉ' É PLANO AUDACIOSO PARA O FUTURO

O Módulo I do Campeonato Mineiro do ano que vem contará com a presença do Clube Atlético Tricordiano, que foi vice-campeão do Módulo II do Estadual deste ano. Será a primeira vez que o clube, fundado em 2007, estará na elite do futebol mineiro – fato que fará a cidade ter um representante na competição após 22 anos. E em breve, assim como espera a atual administração da cidade, o Tricordiano poderá atuar na "Arena Pelé".

Assim que o Tricordiano conquistou o acesso, o prefeito Cláudio Pereira anunciou a existência de um projeto para a construção da "Arena Pelé", com capacidade para 15 mil pessoas. Tal estádio substituiria o Elias Arbex, a atual casa do Galo. No entanto, como a prefeitura não conseguiu parceiros para viabilizar tal projeto em um primeiro momento, o objetivo é seguir com a reforma do Elias Arbex, que passará a receber cerca de 5 mil torcedores – hoje, o estádio tem capacidade para apenas 2,5 mil e não possui boa infraestrutura.

– São várias obras no estádio. Troca de gramado, que era considerado ruim, iluminação de qualidade com refletores nos quatro cantos do estádio para jogos à noite, cabines de rádio e televisão, reforma dos vestiários e mais estacionamento. Existam outras ainda. O prazo de entrega dessas obras é para 15, 20 de dezembro. A última etapa será a pintura do estádio – destacou o prefeito.

Troca da grama do Elias Arbex faz parte da reforma (Foto: Divulgação SECOM/AG)

– Como o país está em crise e não conseguimos parceiros para a Arena Pelé, precisamos nos preocupar, nesse momento, em manter o Tricordiano na elite e garantir mais segurança e conforto para jogadores, torcedores e a imprensa com essa reforma no Elias Arbex. A Arena Pelé é um plano mais audaciosos que temos – completou Cláudio Pereira.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade