0

Vôlei de Praia: Segunda etapa do Circuito BB Sub-21 começa nesta quinta, no Rio

24 jun 2015
18h14
  • separator
  • comentários

O belo visual da Baía de Guanabara será palco da segunda etapa do Circuito Banco do Brasil Sub-21. Após abrir a temporada 2015 em Maringá, a competição ocorre de quinta-feira a sábado, na Escola de Educação Física do Exército, na Urca, bairro da zona Sul do Rio de Janeiro (RJ). Importante na revelação e desenvolvimento de talentos, o torneio terá entrada franca, presença de três campeões mundiais Sub-19, com a final marcada para as 14h.

Será a segunda vez na atual temporada que o belo visual da Urca sedia um torneio nacional de base. Em abril, a Escola de Educação Física do Exército já havia sido base da segunda etapa do Circuito Banco do Brasil Sub-19, realizado com sucesso. Apesar de categorias diferentes, muitos atletas que estiveram na disputa em abril novamente serão vistos nas quadras do local.

A etapa carioca conta com 24 duplas inscritas no masculino e 21 no feminino. E entre os 90 atletas, destaque para três campeões mundiais Sub-19. Arthur Lanci, do Paraná e que atuará ao lado de Adrielson, conquistou o torneio para o Brasil em 2014, mesmo ano em que a sergipana Duda conquistou o bicampeonato. Um ano antes, ela havia sido campeã ao lado da também sergipana Tainá, sua parceira na competição na Urca.

- Apesar de muitas vezes ficarmos um período longo sem jogarmos juntas, Tainá e eu temos uma afinidade muito grande, dentro e fora de quadra. Além disso, disputar torneios de base, com atletas da minha idade, amigos que conheço há alguns anos, é muito bom, gosto do clima. Já joguei aqui na Urca, tem um visual lindo e tentarei chegar ao pódio para representar bem meu estado -, destacou Duda.

Assim como ocorre no circuito Sub-19, o Sub-21 é um campeonato de seleções estaduais, com duplas formadas na mesma federação. Ele mantém o formato das últimas duas temporadas, com cada estado indicando suas delegações nos dois gêneros em busca do título. Além dos atletas, que podem ser alterados a cada etapa, as federações elegem um técnico. Os pontos obtidos vãos para o estado e o campeão geral é determinado ao final das cinco etapas.

Além de Maringá (PR) e agora Rio de Janeiro (RJ), o Circuito Banco do Brasil Sub-21 também passará em 2015 por Uberlândia (MG), João Pessoa (PB) e Manaus (AM). Na primeira etapa, Allyson/Jefferson (CE) venceu Arthur Lanci/Adrielson (PR) na final e ficou com o ouro. Thales/Kevin (PB) completaram o pódio com o bronze. No feminino, Bitencourt/Monique (PR) superaram Hegê/Verena (CE) na decisão e levaram o título. Tainá/Ana Carolina (SE) levou a medalha de bronze.

Entre os inscritos na Urca, 12 duplas de cada naipe começam direto na fase de grupos, pela pontuação de suas federações no ranking de entradas. Outras quatro vagas à etapa principal são disputadas no torneio qualificatório (qualifying). Ao final, os 16 times são divididos em quatro chaves de quatro. Após a fase de grupos, disputada na sexta-feira (26.06), os 12 melhores (primeiros, segundos e terceiros de cada chave) avançam à fase eliminatória.

As oitavas de final (Round 2) ocorrem ainda na sexta-feira (26.06), apenas entre os classificados em segundo e terceiro lugar das chaves. O sábado (27.06) é reservado para as quartas de final, onde os primeiros de cada grupo entram em cena, além das semifinais, disputas de bronze e finais do torneio.

Já estão na fase de grupos do torneio masculino as duplas Matheus Baby/Gabriel Mussi (RJ), Adrielson/Arthur Lanci (PR), Vitor Micael/Mateus Sampaio (DF), Jefferson/Allysson Lima (CE), Cabelo/Peter (AL), Kevin/Thales (PB), Rafa/Marco Santana (PE), Jardel/Liton (RN), Dayan/Aluizio (AC), Raul/Jamaica (SE), Kaique/Kopa (RS), Akim/Ioane (BA). Outros 12 times lutam pelas últimas quatro vagas.

Já o torneio feminino será formado por Kyce/Larissa (RN), Duda/Tainá (SE), Hegê/Verena (CE), Anna Luisa/Carol (RS), Beatriz/Amanda (RJ), Pitty/Paloma (BA),Victoria/Aninha (MS), Josyene/Dianmary (RR), Karine/Thaina (SP), Clicia/Chely (AM), Rita Costa/Lydya (PB), Bitencourt/Ana (PR) e mais quatro duplas classificadas pelo qualificatório

Lance!
  • separator
  • comentários
publicidade