PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Lenda do hóquei lembra passado e aposta em ouro do Canadá

24 fev 2010 - 12h42
(atualizado às 12h56)
Compartilhar

Considerado o maior jogador de hóquei de todos os tempos, Wayne Gretzky reclamou das críticas que a seleção canadense masculina da modalidade tem recebido na Olimpíada de Vancouver. O ex-atleta utilizou a lembrança de Salt Lake City 2002 para ressaltar que, apesar de irregular, a campanha atual também pode terminar em glória.

Os ataques com direção à equipe fazem o astro se recordar de 2002, quando era diretor-executivo do Canadá. Naquele ano, o time ficou na terceira colocação de seu grupo e chegou às quartas de final em baixa. Porém, engatou três vitórias seguidas até se consagrar contra os Estados Unidos, em final que pode ser repetida em Vancouver.

"Temos aqui uma semelhança inquietante com Salt Lake", disse Gretzky. "A diferença é que aquele time só tinha uma vitória (antes de chegar ao mata-mata) e este já está jogando bem".

Na primeira fase em Vancouver, o Canadá colecionou dois êxitos e vinha bem até levar 5 a 3 dos americanos. Na última terça-feira, venceu a Alemanha por 8 a 2 na repescagem e confirmou sua vaga nas quartas de final, em que enfrenta a Rússia às 21h30 desta quarta. A partida vale como revanche de Turim 2006, quando, na mesma fase, os europeus ganharam por 2 a 0.

Para Gretzky, o jogo extra que os donos da casa foram obrigados a realizar contra a Alemanha representa uma dificuldade comum na história do país. "Parece que nossos times têm de passar por algo assim antes de se fortalecerem", afirmou ele.

Como o hóquei olímpico só começou a permitir a participação de atletas da NHL (liga profissional americana) em Nagano 1998, o ex-jogador canadense, 49 anos, só pôde competir em uma Olimpíada, justamente a japonesa, saindo sem o ouro. Mesmo assim, fez história com três títulos da Canada Cup, importante competição por seleções que reunia atletas profissionais na década de 80 e foi substituída pela Copa do Mundo a partir de 1996.

Entenda o torneio de hóquei no gelo dos Jogos de Inverno

Esporte mais popular do Canadá, país-sede da Olimpíada, o hóquei no gelo é disputado em três tempos de 20 minutos, com o relógio parando a cada interrupção da partida e 15 minutos de intervalo após o primeiro e o segundo período. As equipes se enfrentam em times de seis jogadores e tentam acertar o gol adversário com uma espécie de disco (puck).

Em Vancouver, os 12 países participantes foram divididos em três chaves de quatro. O vencedor de cada grupo avança à fase final, disputada em mata-mata. Em caso de empate após os três tempos, os times se enfrentam em prorrogação com "gol de ouro". Nova igualdade e a disputa vai para os pênaltis.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Hóquei no Gelo (M) - CAN 8 x 2 GER:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade