PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Beber em pubs de Londres é praticamente uma atividade social

10 ago 2012 - 08h46
Compartilhar

Os pubs já fazem parte da cultura da Grã-Bretanha. Estima-se que hoje existam mais de 50 mil deles na região. O termo "pub" originou-se na Roma antiga, quando foram criadas as Public Houses, espécies de tabernas onde as pessoas comiam e bebiam. Hoje, os pubs quase não servem os vinhos de Roma, e sim os mais variados tipos de cerveja.

Beber em pubs de Londres é praticamente uma atividade social
Beber em pubs de Londres é praticamente uma atividade social
Foto: Shutterstock


A cerveja Ale, por exemplo, que surgiu com a criação dos pubs, ainda é consumida e é uma das mais tradicionais da Inglaterra. Nos pubs também é possível encontrar cidra (bebida tradicional inglesa feita com maçã), gim (geralmente servido com água tônica) e, no inverno, vinho quente ou toddies (uísque ou conhaque com água quente e açúcar).



A diferença entre os pubs e bares ou cafés tradicionais é que, lá, o dono pode abrir parte de sua casa para a recepção do público, por isso, muitas vezes, são chamados de "host". "É praticamente impossível estar em Londres e não ir a algum pub. Isso já é algo que faz parte da tradição das pessoas que estão aqui... Sejam londrinos ou não. Normalmente, o pub acaba sendo um lugar de descontração, onde as pessoas passam a maior parte do tempo de pé, conversando e tomando uma pint (copo de cerveja). É possível encontrar pubs em qualquer canto, com as mais diversas decorações, mas nunca perdendo o ar rústico de um bar inglês. O horário de pico é das 18h30, pois as pessoas saem do trabalho e aproveitam para fazer um happy hour", diz Mariana Agnello Rodrigues, administradora brasileira que vive no bairro de Canada Water.



Mas atenção! Pub não é boteco e, para frequentá-lo com dignidade, é preciso ficar atento às regras. A primeira delas é em relação ao seu funcionamento. Não é permitida a entrada de menores de 14 anos e a bebida só pode ser servida para maiores (de 18 anos). Além disso, de segunda a sábado, os pubs permanecem abertos das 11h às 23h. Aos domingos, apenas das 12h às 22h30. Os últimos pedidos devem ser feitos ao soar do primeiro sino (20 minutos antes do fechamento do pub). Ao ouvir o segundo sino, o cliente deve se retirar, pois significa que o local já encerrou seu expediente.



Em questão de convívio, a regra mais importante é a da rodada de bebidas. Para promover a interação social amigável em um grupo de duas ou mais pessoas, um de seus integrantes paga a rodada de bebidas para todos os outros. Quando esta se encontra no final, outro membro do grupo compra mais uma rodada, e assim sucessivamente. Se o grupo for muito grande, para não ficar muito caro, este se divide em subgrupos e o ritual é mantido.



Outro aspecto importante é que na maioria dos pubs britânicos você paga suas bebidas em dinheiro. Não é comum dar gorjeta para quem trabalha no local. Em vez disso, paga-se uma bebida para o garçom ou bartender.



Deu sede? Para saber mais, acesse www.pubs.com



Dialoog Comunicação

Especial para o Terra

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade