PUBLICIDADE

Boxe

Esquiva bate americano e vence a segunda como profissional

12 abr 2014 - 21h44
(atualizado em 13/4/2014 às 07h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Atuando na MGM Arena, em Las Vegas, um dos principais palcos do boxe internacional, o brasileiro Esquiva Falcão não se intimidou com a torcida americana e venceu o anfitrião Pubilo Pena, neste sábado, chegando ao seu segundo triunfo no boxe profissional. O medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, superou o seu adversário por pontos, com decisão unânime dos juízes (60/54, 60/54. 60/53). A luta do brasileiro faz parte do card que terá como evento principal o confronto entre o filipino Manny Pacquiao e o americano Timothy Bradley.

Esquiva dominou o combate do início ao fim. Logo no primeiro assalto, ainda aos dois minutos, acertou um direto no queixo de Pena, que sentiu e ficou grogue. O capixaba, então, passou a castigar o americano, obrigando o árbitro a interromper a luta por alguns segundos. Motivado pela boa sequência inicial, o irmão de Yamaguchi seguiu pressionando o anfitrião, chegando a prensá-lo nas cordas durante os dez segundos finais do round.

No segundo assalto, ambos os pugilistas buscaram o descanso nos primeiros minutos. Passado este momento de estudos, Esquiva foi atingido por um cruzado de Pena, que logo recebeu a resposta, sendo brecado por uma boa sequência de jabs. O ataque do brasileiro seguiu grande no quarto round, desta vez com golpes principalmente na zona de cintura do rival. A curta distância foi a tônica do assalto, que se encerrou com Pena evitando um provável nocaute.

Brasileiro venceu luta por pontos
Brasileiro venceu luta por pontos
Foto: AFP

Já prevendo a derrota, o americano passou a apelar para outra tática no quinto round. A partir da metade final do assalto - que teve ritmo muito lento nos primeiros minutos-, ele provocou Esquiva, tentando desestabilizá-lo com ofensas e gestos para a torcida. Isto, entretanto, não serviu de nada, uma vez que o brasileiro permaneceu buscando o combate, agora sem se expor tanto. Com o triunfo por pontos garantido, o medalhista de Prata em Londres só controlou o combate no sexto e derradeiro round, vibrando muito com o soar do gongo final.

"Realizei o meu sonho de vencer aqui em Las Vegas no boxe profissional. Foi uma luta difícil, eu busquei o nocaute, que eu esperava que fosse acontecer, mas o adversário resistiu. Não achei que faltou nada. O nocaute não aconteceu, mas a vitória veio. Vou continuar treinando nos EUA, me preparando para a minha próxima luta, na China", declarou Esquiva, em entrevista ao canal de TV por assinatura SporTV, logo após o combate.

A próxima luta do brasileiro será no dia 31 de maio, na China, contra adversário que ainda não foi divulgado. Ele também já tem contrato assinado para subir ao ringue em julho, ainda diante de rival a ser definido. Até lá, terá tempo para curtir a vitória deste sábado, histórica para o boxe brasileiro, que voltou a triunfar em Las Vegas.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade