PUBLICIDADE

Mayweather é mordido por Maidana, mas mantém invencibilidade

14 set 2014 - 09h41
(atualizado às 11h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Maidana agarra Mayweather
Maidana agarra Mayweather
Foto: Ethan Miller / Getty Images

O boxeador americano Floyd ‘Money’ Mayweather venceu, na madrugada deste sábado, novamente o argentino Marcos ‘El Chino’ Maidana na contagem de pontos, em decisão unânime dos juízes, e segue com o título mundial dos meio-médios (até 69,9 kg) da Associação Mundial de Boxe (AMB) e do Conselho Mundial de Boxe (CMB).

O ponto alto da luta aconteceu no sétimo assalto, quando o sul-americano, tentando escapar de Mayweather, teria mordido a mão do adversário. As imagens não foram precisas e não foi possível comprovar a irregularidade.

A luta teve presenças ilustres no MGM Arena, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Além de vários atores, personalidades do cinema e do esporte, Evander Holyfield e Mike Tyson - dois dos maiores boxeadores da história - acompanharam a disputa.

Em maio, ambos já haviam se enfrentado com vitória de Mayweather, que aceitou a revanche logo após a luta. A nova batalha contra o argentino foi apenas a segunda revanche na carreira do boxeador americano. A primeira foi em 2002.

A luta 

Ao contrário do primeiro combate em maio, a luta começou bem estudada por ambos no primeiro round. Se Maidana atacou quatro meses atrás, a estratégia do argentino na madrugada deste sábado permaneceu intensa, mas com um número menor de golpes, talvez para não cansar no meio e fim da luta, como ocorreu no primeiro combate.

No fim do terceiro assalto, Maidana quase derrubou o adversário, mas o bater do gongo literalmente salvou o americano. Aplicando golpes mais fracos, mas com maior precisão, Mayweather levou vantagem nos primeiros rounds.

Marcos Maidana atacou forte no quarto e no quinto assalto, enquanto o americano chamava o desafiante para o centro do ringue, área onde é melhor que o argentino por conta de sua rápida movimentação. Já no sexto round, Mayweather segurou muito o adversário todas as vezes que Maidana acertava um golpe, mesmo que sem potência.

Cansados, Maidana e Mayweather levavam o confronto até que no oitavo assalto Floyd Mayweather acusou e reclamou muito de uma possível mordida do adversário em sua mão, mas o juiz do combate nada fez. No round seguinte, Maidana soltou o peso no corpo de Mayweather, derrubou o lutador e fez a arbitragem descontar um ponto.

Mayweather continua invicto no boxe profissional
Mayweather continua invicto no boxe profissional
Foto: Steve Marcus / Reuters

Faltando apenas dois assaltos para o fim da revanche, o argentino foi para cima do norte-americano e conseguiu desferir alguns bons golpes, mesmo que tenha levado alguns outros de contra-ataque.

No 12º e último assalto, Mayweather, com o propósito de administrar a vantagem em pontos, só se defendeu e esquivou da luta. Mesmo assim, Maidana ainda conseguiu atingir alguns jabs no adversário, porém sem tanta intensidade. Por fim, os juízes contabilizaram, por unanimidade, a vitória de Floyd "Money" Mayweather.

Esportista mais bem pago do mundo (à frente de astros do futebol, do futebol americano, do golfe e do basquete, por exemplo), Mayweather chegou a marca de 47-0-0 na carreira, ou seja venceu todos os combates em que esteve no ringue, mantendo uma invencibilidade de 18 anos.

Na preliminar do confronto, o mexicano Leo Santa Cruz venceu Manuel Roman por nocaute no segundo round e conquistou o título internacional do Conselho Mundial de Boxe na categoria Peso Galo, chegando a 27 vitórias na carreira. O boxeador ganhou 750 mil dólares (R$ 1 Milhão e 800 mil) apenas por entrar nos ringue.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade