PUBLICIDADE

Boxe

Médico diz que Pacquiao tem Mal de Parkinson e deve abandonar boxe

4 jan 2013 - 04h20
(atualizado às 04h23)
Compartilhar
Exibir comentários

Considerado um dos maiores nomes da história recente do boxe, o meio-médio filipino Manny Pacquiao tem a carreira ameaçada por apresentar sinais de Mal de Parkinson, segundo informações do portal Fox Sports. "Apesar dos seus reflexos rápidos, me dei conta que há algo errado com o movimento das suas mãos. Me parecem sintomas precoces de Mal de Parkinson", disse o neurólogo filipino Rústico Jiménez. 

Pacquiao foi derrotado em suas duas últimas lutas
Pacquiao foi derrotado em suas duas últimas lutas
Foto: AP

A doença é a mesma que forçou a aposentadoria de Muhammed Ali nos anos anos 80. Pesquisadores acreditam que seguidos golpes na cabeça possam aumentar a incidência do problema entre boxeadores.

Após quase sete anos invicto, Pacquiao foi derrotado em suas duas últimas lutas, contra o americano Timothy Bradley e o mexicano  Juan Manuel Márquez, atual detentor do cinturão dos meio-médios. Um aguardado novo combate contra Márquez não seria possível, segundo o médico.

"O Parkinson é um transtorno neurodegenerativo crónicoq ue provoca incapacidades motoras e cognitivas, afetando a expressão das emoções e a autonomia dos movimentos. Ele deveria e aposentar", afirmou Jiménez.

Pacquiao ainda não se declarou sobre o assunto. O lutador, que pediu perdão aos filipinos por suas últimas derrotas, atualmente passa férias em Jerusalém (Israel), e deve anunciar em breve seus planos para 2013. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade