1 evento ao vivo

Com brasileiros, site elege A. Silva melhor de todos os pesos

25 dez 2011
15h54
atualizado às 17h42

A cada defesa de título, a hegemonia de Anderson Silva fica cada vez mais evidente no MMA. Neste domingo, o site americano Bleacher Report preparou uma lista com os dez principais lutadores peso por peso entre todas as categorias, e o brasileiro, detentor do cinturão dos médios no UFC, aparece no topo da lista.

Invicto desde 2006, Anderson Silva conquistou o título no mesmo ano e nunca perdeu um combate sequer no UFC, estando invicto há 14 lutas e tendo feito nada menos do que nove defesas de cinturão, um recorde absoluto na história da franquia. O que reforça a condição de melhor lutador é o fato de ele ter feito duas lutas entre os meio-pesados, categoria imediatamente acima da dele, e vencido lutadores de relativa importância com extrema facilidade.

Logo atrás de Anderson Silva está o canadense Georges St. Pierre, campeão da categoria meio-médios, que é considerado por muitos o principal rival do brasileiro no posto de melhor entre todos. GSP (como é conhecido - sigla do nome) foi campeão pela primeira vez em 2006, mas foi em 2008 que faturou o cinturão para não perder mais desde então.

A partir daí, defendeu seis vezes a conquista e praticamente "limpou" a divisão, batendo a grande maioria dos aspirantes à honraria. Ele iria defender o título no UFC 137 contra Carlos Condit, mas sofreu uma lesão e teve o combate cancelado.

Logo após o incidente, St. Pierre sofreu uma nova contusão, e o título dos meio-médios ficará, de maneira interina, para o vencedor da luta entre Nick Diaz e Carlos Condit, que acontece no UFC 143, dia 4 de fevereiro, em Las Vegas.

Eleito o lutador do ano na principal premiação do MMA, o campeão dos meio-pesados do UFC, Jon Jones, que é considerado a principal revelação do esporte nos últimos anos, já figura na terceira posição.

O americano, que arrasou o ex-campeão da categoria Lyoto Machida, com uma finalização arrebatadora no UFC 140, tem um cartel de 15 vitórias e apenas um revés - foi eliminado por dar uma cotovelada ilegal em Matt Hamill, na luta entre treinadores do The Ultimate Fighter 10, em 2009.

Jones conquistou o título em março de 2011, após uma vitória acachapante por nocaute sobre o então campeão Maurício Shogun Rua. Desde então, o lutador, 24 anos, defendeu o título em duas ocasiões e venceu Quinton "Rampage" Jackson e Lyoto Machida.

A lista, que ainda conta com outros três brasileiros, possui Cristiane "Cyborg" Santos, campeã dos pesos penas no Strikeforce, como a única mulher, na décima colocação.

Além de Anderson Silva, José Aldo, dono do título dos penas no UFC, aparece como o segundo brasileiro melhor ranqueado, em quarto. Aldo entrou no UFC como campeão da categoria por ser o detentor do cinturão no WEC e, desde então, já defendeu a honraria por duas vezes, vencendo Mark Hominick e Kenny Florian. O próximo desafio será contra Chad Mendes, na segunda edição do UFC Rio, em janeiro.

Campeão dos pesados na principal franquia de lutas do MMA após derrotar Cain Velasquez na primeira transmissão para televisão aberta na história do UFC, Júnior "Cigano" dos Santos é o nono melhor classificado.

Exaltado por muitos entre os próprios lutadores como o "melhor boxe do MMA", Cigano tem como próximo compromisso a primeira defesa de cinturão, que será disputada contra o vencedor do confronto Brock Lesnar x Alistair Overeem, marcada para o próximo dia 30, no UFC 141, em Las Vegas, Nevada.

O campeão dos pesos-leves, Frankie Edgar, e o campeão dos galos, Dominick Cruz, aparecem, respectivamente, na quinta e sexta colocações. Os dois únicos lutadores que não são campeões na lista são John Fitch, peso meio-médio, que é o sétimo, e Dan Henderson, ex-campeão do Strikeforce e protagonista de um dos combates mais empolgantes do ano, ao vencer Shogun por decisão unânime no UFC 139, em oitavo na eleição.

Confira a lista divulgada pelo Bleacher Report:

1: Anderson Silva (BRA) - campeão dos pesos médios do UFC
2: Georges St. Pierre (CAN) - campeão dos pesos meio-médios do UFC
3: Jon Jones (EUA) - campeão dos meio-pesados do UFC
4: José Aldo (BRA) - campeão dos pesos penas do UFC
5: Frankie Edgar (EUA) - campeão dos pesos leves do UFC
6: Dominick Cruz (EUA) - campeão dos pesos galos do UFC
7: John Fitch (EUA) - peso meio-médio
8: Dan Henderson (EUA) - peso meio-pesado
9: Junior "Cigano" dos Santos (BRA - campeão dos pesos pesados do UFC
10: Cristiane "Cyborg" Santos (BRA) - campeã dos pesos penas do Strikeforce

Anderson Silva está no topo da lista como melhor lutador entre todas as categorias
Anderson Silva está no topo da lista como melhor lutador entre todas as categorias
Foto: AP
Fonte: Terra
publicidade