PUBLICIDADE

Lutas

Cruz mantém cinturão do UFC em noite agitada; "Trator" perde de novo

2 out 2011 - 00h13
(atualizado às 04h20)
Compartilhar

O americano Dominick Cruz conseguiu defender pela segunda vez o cinturão dos galos da principal competição de MMA (artes marciais mistas) do mundo. Neste sábado, no UFC Live 6 disputado em Washington, capital dos Estados Unidos, o atual campeão da categoria superou o compatriota Demetrious Johnson por pontos para manter o título, em uma noite marcada por nocautes incríveis no Verizon Center.

Em uma luta prevista para cinco rounds de cinco minutos cada, o detentor do título dos galos suou para conseguir a vitória. O combate começou agitado, e o desafiante Johnson surpreendeu com bastante disposição - até mesmo para sair de uma iminente finalização no terceiro assalto, no momento em que Cruz passou a ser superior no octógono.

Dominick Cruz soube ser superior e administrar a luta durante os 25 minutos previstos, inclusive quando Johnson foi com tudo para cima no último e decisivo assalto. Com o rosto inchado, o desafiante reconheceu a superioridade do rival campeão.

Nocaute espetacular no card principal foi o que definiu a vitória de Anthony Johnson sobre Charle Brenneman, pela categoria meio-médio. Muito superior sobre o rival, Johnson castigou o adversário com uma sequência de socos na cabeça e que miraram a resistência de Brenneman - ele chegou a se levantar, mas, totalmente cambaleante, se escorou na grade do octógono sem nenhuma guarda e desabou ao levar um forte chute no meio do rosto.

Igualmente incrível foi a vitória do holandês Stefan Struve sobre o americano Pat Barry pelos pesados, concretizada no segundo assalto da luta. Depois de aplicar um "bate-estaca" no rival, o europeu finalizou Barry com uma finalização por triângulo.

O card principal começou com uma vitória por pontos de Matt Wiman sobre Mac Ponzig, pela categoria leve. Wiman foi superior durante toda a luta, foi apontado como vencedor dos três assaltos disputados e acabou declarado vencedor com uma decisão unânime dos juízes.

Rafaello "Trator" perde novamente

Cinco combates premiliminares agitaram o Verizon Center, na capital. Único brasileiro em ação no UFC Live deste sábado, Rafaello "Trator" Oliveira foi derrotado no card preliminar por Yves Edwards, das Bahamas, ao ser nocauteado na metade do segundo assalto. Foi a segunda derrota consecutiva do representante nacional na categoria leve.

Após um primeiro round equilibrado, Rafaello não conseguiu segurar Edwards na segunda etapa da luta. Ele chegou a se recuperar depois de uma queda e uma sequência de socos, mas acabou sendo derrotado poucos instantes depois. "Trator", que havia retornado ao UFC na edição 130 e sido finalizado pelo compatriota Gleison Tibau, agora corre o risco de novamente deixar o principal evento de MMA do planeta.

Ainda pelo card preliminar, o americano Walel Watson conseguiu uma vitória incrível sobre o compatriota e favorito Joseph Sandoval pela categoria galo que abriu o sexto UFC Live. Após acertar uma sequência de chutes no rosto e deixar o adversário tonto, Watson aproveitou bem o momento para aplicar uma série de socos até a arbitragem paralisar e colocar fim à luta em 1min11, com um nocaute técnico.

O duelo entre os americanos Josh Neer e Keith Wisniewski também terminou com nocaute técnico, mas depois de mais tempo de luta. Neer dominou a luta, ensanguentou o rosto do rival com muitas cotoveladas e teve a vitória ratificada no intervalo do segundo para o terceiro assalto, por ordem médica.

Polêmica foi a vitória do canadense TJ Grant sobre o americano Shane Roller pelos leves. Grant já havia dominado os dois primeiros round, mas teve o triunfo vaiado pela torcida em Washington. Isso porque, assim que o canadense aplicou uma chave de braço em Roller, o juiz brasileiro Fernando Yamasaki interrompeu o combate alegando finalização, para a revolta do americano.

Resultado inquestionável, porém, foi a vitória de Mike Easton sobre Byron Bloodworth, em luta de peso combinado. Easton conseguiu encaixar uma boa série de joelhadas no rival já no segundo round e, depois, castigou com socos o caído Bloodworth até a confirmação do nocaute técnico.

Pela mesma categoria leve de Rafaello "Trator", o inglês Paul Sass não tomou conhecimento do americano Michael Johnson e encerrou a luta ainda no primeiro round, com uma bem encaixada chave de calcanhar.

Cruz conteve ímpeto de desafiante e manteve título dos galos
Cruz conteve ímpeto de desafiante e manteve título dos galos
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade