PUBLICIDADE

Lutas

Cruz quer se tornar o 1º campeão de boxe assumidamente homossexual

18 out 2012 - 12h13
(atualizado às 12h20)
Compartilhar

Duas semanas após ter assumido publicamente que é homossexual, o lutador Orlando Cruz, de Porto Rico, disse que fez isso para "ser livre". Um dia antes de enfrentar o mexicano Jorge Pazos, em Kissimmee, nos EUA, ele disse que pretende vencer o confronto e, segundo o site alemão Stern.de, se tornar "o primeiro campeão de boxe assumidamente homossexual".

Caso Cruz derrote Pazos, ele vai ficar mais próximo de um confronto com o atual campeão da Organização Mundial de Boxe (OMB), Orlando Salido, confronto este que poderia render então o desejado título mundial. Questionado se foi complicado ter feito a revelação estando próximo de uma luta tão importante, ele disse ao jornal inglês Guardian que "não", pois "queria que o mundo soubesse a verdade" e que agora "sente menos a pressão". Com 31 anos, Cruz é lutador profissional desde os 12 anos, e "escondeu este segredo todo esse tempo".

Cruz também afirmou que não se importa com o preconceito, porque está aproveitando cada vez mais a recém-encontrada liberdade. Ele disse ao periódico inglês que "não se importa" quando alguém o chama de "maricas ou veado", pois agora isso "não machuca".

O atleta afirmou ainda que precisou de tratamento psicológico antes de conseguir "sair do armário". Há dois anos ele se mudou para Nova Jersey, nos Estados Unidos, onde passou a fazer o acompanhamento psicológico. Depois de postergar diversas vezes o anúncio, ele se sentiu preparado para fazer tal revelação e afirma ter "muito orgulho de ser porto-riquenho e de ser gay".

Cruz tem um bom histórico na carreira, com 18 vitórias em 21 lutas, sendo nove dessas por nocaute. Atualmente, o pugilista é o quarto no ranking da OMB no peso pena (até 57 kg), e encara Jorge Pazos nesta sexta-feira, em Kissimmee, nos EUA.

Orlando Cruz disse estar "livre" agora e quer se tornar campeão mundial de boxe
Orlando Cruz disse estar "livre" agora e quer se tornar campeão mundial de boxe
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade