PUBLICIDADE

Lutas Olímpicas

Brasil domina pódio e sai de Madri no topo do judô mundial

6 jun 2010 - 15h03
(atualizado às 15h22)
Compartilhar

Com quatro medalhas conquistadas neste domingo, o judô brasileiro encerrou a Copa do Mundo em Madrid como o melhor país do esporte, deixando para trás o japão e outros 25 países que disputaram o evento. Após bons resultados no sábado, Tiago Camilo (-90 kg) e Rafael Silva (+100 kg) faturaram a medalha de ouro, enquanto Hugo Pessanha (-90 kg) ficou com a prata, e Flávio Canto (-81 kg) com bronze.

Na etapa madrilenha do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô, Tiago Camilo e Hugo Pessanha ainda protagonizaram uma final toralmente brasileira. No embate, Camilo levou a melhor e superou seu compatriota por ippon. Antes da final, o atual campeão mundial Tiago Camilo venceu por ippon todos seus adversários, inclusive o campeão olímpico Ilias Iliadis, da Grécia.

Rafael Silva foi outro que acabou no lugar mais alto do pódio neste domingo, ao bater o polonês Janusz Wojnarowicz. Campeão dos Jogos Sul-Americanos 2010 e prata na Copa do Mundo de São Paulo, Rafael precisou ter paciência para superar o polonês na decisão, mas conseguiu um wazari depois que o adversario foi punido três vezes por falta de combatividade.

O bronze brasileiro veio com o medalhista olímpico Flávio Canto na categoria até 81 kg. Em 55 segundos, Canto superou por ippon o ucraniano Artem Vasylenko. O brasileiro fez seis lutas e foi vencido nas quartas de final ao ser punido, no goolden socore, na luta contra o russo Murat Khabachirov.

No sábado, Felipe Kitadai (-60kg) e Bruno Mendonça (-73kg) ficaram na quinta posição. Kitadai foi derrubado por ippon pelo francês Issam Nour.Já Bruno Mendonça perdeu para o georgiano Nugzari Tatalashvili, também por ippon. Leandro Cunha (-66kg) e Adriano Santos (-73kg) ficaram com a sétima colocação.

Na próxima semana, a Seleção Brasileira masculina disputa a Copa do Mundo de Lisboa.

Feminino

Na Copa do Mundo em Bucareste, a seleção feminina não conseguiu conquistar medalhas. Aline Puglia (+78 kg) chegou à disputa do bronze, mas foi derrotada pela francesa Rebecca Ramanich por ippon. Agoras, as brasileiras irão para a etapa de Tallinn, na Estônia.

Tiago Camilo comemora nova medalha de ouro após vencer o também brasileiro Hugo Pessanha
Tiago Camilo comemora nova medalha de ouro após vencer o também brasileiro Hugo Pessanha
Foto: Getty Images
Fonte: Lancepress!
Compartilhar
Publicidade