0

Brasil está definido para Copa do Mundo por equipes no judô

8 jul 2010
13h13
atualizado às 22h08

A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) divulgou a lista de atletas convocados para a Copa do Mundo por equipes, cujas eliminatórias são disputadas nos dias 23 e 24 julho, em Belo Horizonte, com as finais de 29 a 31 do mesmo mês, em Salvador.

O Brasil será representado por Leandro Cunha (até 66kg), Alex Pombo (até 66kg), Bruno Mendonça (até 73kg), Leandro Guilheiro (até 81kg), Flávio Canto (até 81kg), Tiago Camilo (até 90kg), Hugo Pessanha (até 90kg), Luciano Corrêa (acima de 90kg), Walter Santos (acima de 90kg) e Rafael Silva (acima 90kg).

A disputa reunirá oito das principais escolas do judô mundial: Brasil, Japão, Coreia, França, Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal. O medalhista olímpico e campeão mundial Tiago Camilo está motivado para a competição. Para ele, transformar um esporte individual em coletivo é ótimo para a imagem da modalidade.

"Na hora da luta, o judô se torna um esporte individual, porém, toda a preparação é feita com uma equipe dando apoio ao atleta, por isso eu gosto de lutar eventos neste formato da Copa do Mundo por equipes. O clima de união é muito grande. Também vejo como uma oportunidade de estar mais próximo dos meus colegas de Seleção. Já tive a oportunidade de lutar em Mundiais, Grand prix e a esse ambiente contagia todos", destacou.

O Mundial por Equipes da Federação Internacional de Judô (FIJ), desde 2008, é realizado anualmente (antes ele existia a cada dois anos) e as melhores seleções de cada continente têm participação garantida. A FIJ tenta ainda, junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI), que a competição por equipes seja incluída no programa dos Jogos a partir de 2016.

Tiago Camilo é um dos destaques da equipe do País
Tiago Camilo é um dos destaques da equipe do País
Foto: Márcio Rodrigues/Fotocom.net / Divulgação
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
publicidade