PUBLICIDADE

Lutas Olímpicas

Brasil tem três líderes no ranking mundial de judô pela primeira vez

26 jun 2013 - 16h32
(atualizado às 16h46)
Compartilhar

A última atualização do ranking mundial da Federação Internacional de Judô (IJF) foi histórica para o esporte brasileiro. Pela primeira vez, três categorias da lista são lideradas por atletas do país: enquanto Sarah Menezes e Mayra Aguiar mantiveram suas posições nos rankings de 48 kg e 78 kg, respectivamente, Victor Penalber retomou a ponta entre os judocas de até 81 kg.

Penalber chegou a liderar o ranking no início de maio, mas caiu para a segunda colocação após o World Masters, disputado no final do mesmo mês. Agora, o brasileira volta à liderança com pequena vantagem de 36 pontos para o georgiano Avtandil Tchrikishvli.

"Primeiro, temos de ressaltar a fase maravilhosa que vive o Brasil. O país está cada vez mais forte e competitivo. Durante o ciclo olímpico, certamente teremos outros atletas chegando ao topo do ranking. Estou muito feliz por voltar a liderar minha categoria, mas sei que ainda tenho muito o que trabalhar, especialmente com foco no Mundial. É muito legal estar no topo do ranking, contudo é apenas um detalhe na preparação para as próximas competições", afirma Victor.

Na categoria até 48 kg, Sarah Menezes mantém vantagem tranquila de 654 pontos sobre a vice-líder belga Charline van Snick. Já Mayra Aguiar tem 322 à frente da húngara Abigel Joo. Enquanto isso, Maria Suelen Altheman segue na segunda colocação da lista acima dos 78 kg e Felipe Kitadai é o terceiro colocado na classe até 60 kg.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade