0

Bruno Mendonça cai em "catimba" de favorito holandês e é eliminado

30 jul 2012
07h11
atualizado às 11h07
Allan Farina
Direto de Londres

O Brasil completou o segundo dia seguido nos Jogos Olímpicos de Londres sem medalhas no judô. Em confronto válido pela categoria leve (até 73 kg) e disputado na manhã desta segunda-feira, o judoca santista Bruno Mendonça não resistiu ao holandês Dex Elmont, vice-campeão nos últimos dois Mundiais (2011 e 2010), e acabou eliminado ainda nas oitavas de final da competição por um yuko de desvantagem, resultado de duas punições contra o atleta nacional.

» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres
» Veja como foram as conquistas dos brasileiros
» Veja mapa e conheça tudo sobre o Parque Olímpico de Londres
» Confira a programação de ao vivo do Terra
» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres

Em um combate amarrado desde o princípio, o brasileiro buscou controlar a pegada diante do favorito adversário. Entretanto, sem conseguir controlar o ritmo, Bruno Mendonça acabou prejudicado pela "catimba" do rival, que buscava entrar primeiro sobre o rival, demonstrando combatividade e travando o competidor santista.

Dessa forma, com a postura "ofensiva" do holandês, o brasileiro acabou punido por duas vezes e sofrendo um yuko de desvantagem. A partir de então, Bruno precisou abrir mais o jogo em busca da igualdade; contudo, travado pelo rival, o competidor nacional não conseguiu superar Elmont, que sofreu apenas uma punição nos últimos segundos e segurou o resultado. Fim de participação do País no terceiro dia do judô em Londres.

A queda de Bruno Mendonça acaba com as chances brasileiras de medalha neste terceiro dia de disputas do judô. Antes de o santista cair diante do holandês, Rafaela Silva também foi eliminada. A judoca carioca perdeu por desclassificação, por conta de um golpe ilegal (ataque nas pernas), para a húngara Hedvig Karakas, também nas oitavas de final.

Campanha

O judô testemunhou nesta segunda-feira a primeira vitória brasileira por ippon nos Jogos Olímpicos de Londres. Embora o País já tenha conquistado duas medalhas (ouro com Sarah Menezes e bronze com Felipe Kitadai), o peso leve (até 73 kg) Bruno Mendonça superou Fred Yannick Uwase, de Ruanda, por finalização e avançou à próxima fase do torneio. O santista, muito superior tecnicamente ao adversário, rapidamente encaixou a posição que resultou na desistência do rival.

Campeão pan-americano em Guadalajara, no ano passado, Bruno Mendonça entrou no tatame como favoritíssimo ao triunfo. Diante de um atleta frágil tecnicamente, o representante brasileiro na categoria leve rapidamente tomou o controle do confronto. Já o africano, sem capacidade de reação, tentava apenas evitar as entradas eficientes do brasileiro.

A técnica de Mendonça se mostrou superior antes do primeiro minuto de luta. Com apenas 53 s de combate, o santista encaixou um estrangulamento e viu o adversário desistir do combate rapidamente, sacramentando o segundo triunfo do País no dia e o primeiro por ippon desde o início dos Jogos Olímpicos de Londres.

Olimpíada ao vivo no Terra
O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmite ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos,vídeos,fotos, e participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Bruno Mendonça acabou "travado" pelo adversário e não conseguiu avançar no torneio
Bruno Mendonça acabou "travado" pelo adversário e não conseguiu avançar no torneio
Foto: AFP
Fonte: Terra
publicidade