0

Com 4º ippon, Mayra conquista bronze e faz história em Paris

26 ago 2011
11h27
atualizado às 13h42
Allan Farina
Direto de Paris

A brasileira Mayra Aguiar conquistou a medalha de bronze na categoria até 78 kg do Mundial de Judô de Paris. Nesta sexta-feira, a judoca conseguiu um ippon sobre a alemã Heide Wollert e conquistou a quinta medalha brasileira na competição francesa.

Com o resultado, Mayra consegue sua segunda medalha em Mundiais, uma vez que, em 2010, em Tóquio, foi a primeira brasileira a chegar a uma final - na ocasião ficou com a prata.

Mayra também iguala Edinanci Silva como melhor desempenho de uma brasileira em mundiais - Edinanci foi prata em 1997 e bronze em 2003. Além disso, contribuiu para a melhor campanha das mulheres brasileiras em um Mundial: em Paris, no feminino, o Brasil já faturou três medalhas - a prata de Rafaela Silva (-57 kg)e os bronzes de Sarah Menezes (-48 kg) e Mayra (-78 kg), superando Tóquio 2010 (uma prata e um bronze).

Na luta pelo bronze, Mayra foi mais agressiva e não demorou para vencer a partir de um uchimata: em 1min29. Foi o quarto ippon aplicado pela brasileira no Mundial.

Agora, o Brasil conta com quatro medalhas no Mundial de Judô de Paris. Leandro Cunha (-66 kg) e Rafaela Silva (-57 kg) ficaram com a prata, enquanto Sarah Menezes (-48 kg), Leandro Guilheiro (-81 kg) e Mayra Aguiar (-78 kg) conquistaram o bronze.

A campanha de Mayra

Mayra estreou na competição em Paris contra a camaronesa Vanessa Antangana e, com 32s, derrubou a adversária e conseguiu um yuko. Vinte e um segundos depois, a meio-pesada obteve um belo ippon e a classificação. A seguir, a brasileira conseguiu seu segundo ippon, a vitória sobre a alemã Louise Malzahn e a vaga nas quartas de final.

A presença na semifinal foi conquistada sobre a húngara Abigel Joo. Dominando a luta, Mayra aplicou um tai otoshi e obteve seu terceiro ippon. Na semifinal, porém, esbarrou na japonesa Akari Ogata, líder do ranking do peso meio-pesado. A asiática aplicou um ippon em Maya.

Entretanto, Mayra ainda teve o consolo de conquistar o bronze com facilidade sobre a alemã Heide Wollert.

Festa francesa

A francesa Audrey Tcheumeo superou o favoritismo da japonesa Akari Ogata - número um do mundo - para aplicar um ippon, conquistar o ouro na categoria até 78 kg e levar a torcida da casa ao delírio. Além de Mayra Aguiar, a americana Kayla Harrison também conseguiu um bronze, angariado com uma vitória sobre a holandesa Marhinde Verkerk.

Terra

compartilhe

publicidade
publicidade